A Prefeitura de Foz do Jordão deve retomar nos próximos dias as obras de construção do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A obra está paralisada por mais de dois anos, com apenas 40% da estrutura física concluída.
O anuncio da retomada da obra foi feito pelo prefeito Neri Quatrin (PSD), que conseguiu a liberação de R$ 183.000,00 da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). “O secretário Cezar Silvestri entendeu nossa situação e contribuiu para que esta importante obra para Foz do Jordão não fosse perdida. A mesma empreiteira que estava realizando a obra irá reiniciar os trabalhos”, enfatizou Quatin.
O que é o Cras
Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Entre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.