Por meio de um projeto de extensão coordenado pela professora Ana Paula Traiano, o Colegiado de Odontologia da Faculdade Guairacá vai atender pacientes das unidades básicas de saúde do município com o diagnóstico de câncer. Eles recebem tratamento de quimioterapia ou radioterapia no departamento de oncologia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.
E esse atendimento vai seguir o mesmo protocolo do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo. Essa semana, o coordenador de saúde bucal de Guarapuava, Hugo Vieira Santana, e as professoras Ana Paula Traiano, Danyelle Blanski Zimmer e Sandra Matnei da Faculdade Guairacá, estiveram na capital paulista. Lá fizeram uma visita técnica ao setor de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
O Centro de Oncologia e Hematologia Einstein possui um consultório odontológico completo junto aos consultórios médicos e oferece aos pacientes uma avaliação com dentistas especializados. Estudos científicos mostram que é necessária a integração do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente da oncologia.
“A imunidade do paciente baixa ao passar por quimioterapia. Assim, se ele precisa de exodontia, restauração ou qualquer outro procedimento, podem ocorrer problemas sérios de saúde. Por isso, eles passam por um tratamento odontológico preventivo anterior ao tratamento da oncologia”, afirmou Ana Paula.
De acordo com a professora, alunos e dentistas das unidades básicas de saúde passarão por uma capacitação. Conforme Ana Paula, isso vai ajudar no reconhecimento das lesões e no direcionamento para atendimento na Faculdade Guairacá.
“Acreditamos que o projeto trará qualidade de vida para os pacientes que passam por esse tipo de tratamento”.