Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-92283

Oposição defende reposição salarial com base nos índices da inflação

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
3 min de leitura

imagem-92283

Da redação, com assessoria

Aconteceu na manhã desta quarta feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, audiência pública para debater o equilíbrio orçamentário e financeiro do Estado. A reunião, que foi proposta pelos deputados que integram a bancada de Oposição na Casa, contou com a participação do economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cid Cordeiro, e do presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão. Durante o encontro, os participantes debateram a situação das finanças do Paraná e reafirmam a necessidade do cumprimento do repasse da reposição salarial prevista para a data base do funcionalismo público do Estado.
“A audiência teve como objetivo trazer para os servidores públicos e para nós deputados a real situação financeira do Paraná, sob a nossa ótica. Nós entendemos que o Estado hoje tem condições de fazer o pagamento do percentual que está sendo proposto, que na verdade não está sendo proposto pelos servidores, mas é o percentual devido, uma vez que é o índice inflacionário devido”, disse o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição na Assembleia.
Também participaram o debate os deputados Nereu Moura (PMDB), Tercílio Turini (PSB), Evandro Araújo (PSC), Chico Brasileiro (PSD), Péricles de Mello (PT), Nelson Luersen (PDT) e Professor Lemos (PT).

Índice de reajuste

Na última segunda-feira (18) os deputados Ademir Bier (PMDB), Professor Lemos (PT), Nereu Moura (PMDB), Tadeu Veneri (PT), Requião Filho (PMDB), Nelson Luersen (PDT) e Tercílio Turini (PPS) apresentaram projeto de lei na Assembleia estabelecendo que o índice de reajuste do funcionalismo estadual de 1º de maio, de acordo com a Lei 15.512/2007, seja igual ou superior ao aplicado no reajuste do salário mínimo regional, que este ano foi de 8,17%. "A revisão anual busca atualizar as remunerações dos servidores, de modo a acompanhar a evolução do poder aquisitivo da moeda, ressaltando que, se assim não fosse, inexistiria razão para tornar obrigatória a sua concessão, no mesmo índice e na mesma data", destacou o deputado Nereu Moura, líder do PMDB.
O projeto foi protocolado sob nº 387/2015, e segue para apreciação das comissões técnicas do Legislativo.

Compartilhar