22/08/2023
Política

Osmar defende agroindustrialização e suporte à agricultura familiar na Faep

imagem-18385

Convidado da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), que apresentou hoje, em Curitiba, proposta de criação de uma agência de desenvolvimento do agronegócio, o candidato ao governo pela coligação “A União Faz Um Novo Amanhã”, Osmar Dias afirmou que a agroindustrialização e a defesa da agricultura familiar são suas principais bandeiras para o desenvolvimento do setor.
Ao apresentar a proposta, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, afirmou que a agência teria a função de pesquisar e atrair projetos de desenvolvimento do agronegócio paranaense. “Essa é uma experiência que já dá certo em outros países que já têm tecnologias para agregar valor às commodities”, explicou Meneguette. A proposta da Faep é fazer da agência um elemento de captação destes processos.
Para Osmar Dias, a sugestão da agência complementa a operacionalização de um projeto que ele já vinha apresentando como proposta de desenvolvimento do Paraná: a agroindustrialização. “O Paraná tem força produtiva e todas as condições para liderar a expansão da produção de orgânicos no Brasil, por exemplo. Temos a agricultura organizada, tecnologia e força de trabalho para crescer ainda mais. O caminho para que sejamos ainda mais competitivos está no suporte à industrialização das propriedades, na agricultura familiar, na diversificação da produção, na logística de distribuição e na abertura de novos mercados”, resumiu.
Segundo Osmar, há espaço no mercado para quem produz e a parcela que cabe aos agricultores familiares pode ser ampliada com investimento e a participação das cooperativas, produtores e todos os demais envolvidos. “E a criação da agência contribui muito para esse pensamento”, completou.
A questão da sanidade também foi discutida na reunião. A Faep propõe a criação de um instituto paranaense de defesa animal e vegetal, ligado à secretaria de agricultura. O presidente da Faep, Ágide Meneguette, ficou satisfeito com a visita de Osmar e principalmente com o posicionamento dele, a favor da agroindustrialização, do direito à propriedade e à criação de um instituto de sanidade animal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo