22/08/2023
Política

Osmar vai criar agência reguladora dos pedágios

imagem-19107

Durante debate com estudantes da Universidade Positivo nesta terça-feira (3), em Curitiba, o candidato ao governo do Paraná Osmar Dias, pela coligação A União Faz Um Novo Amanhã, afirmou que vai criar uma agência reguladora para rever e fiscalizar os pedágios. “O Lula provou que é possível ter pedágio mais barato. O modelo de cobrança de pedágio que houve no Paraná foi equivocado. Não é possível que continue desta maneira”, afirmou.
A agência será composta por usuários e representantes das concessionárias e do governo do Estado. A proposta é dar transparência ao processo, com publicação mensal de balanço sobre investimentos e arrecadação das concessionárias. “O pedágio já foi objeto de muita campanha política. Sem politizar, mas tratando esse assunto com a seriedade que ele merece, nós vamos colocar na mesa a planilha e estabelecer uma tarifa que seja justa”, afirmou.
Aliadas à transparência, serão feitas auditorias nos contratos, segundo Osmar. Por meio delas, pode-se verificar se obras previstas foram executadas ou não seguiram o cronograma. “A única forma de revogar um contrato é quando a outra parte não cumpre, e não construir as obras dentro do cronograma parece-me que é uma forma de não cumprir o contrato”, afirmou.
Segundo o candidato, a transparência e o diálogo entre as partes envolvidas é o caminho para que se chegue à “tarifa justa” do pedágio. “Se você sai de Curitiba e vai até Santos, dá três vezes a distância até Paranaguá, mas paga a metade do valor do pedágio. A tarifa é alta”, disse.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo