O outono começa oficialmente amanhã (20), às 21h14, trazendo ao Paraná temperaturas mais amenas com variabilidade de chuvas durante o período, que dura até 20 de junho. Segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Paulo Barbieri, a estação deste ano estará dentro da média esperada. “Deveremos ter o fenômeno El Niño enfraquecido nesta estação. As temperaturas em todo Estado estarão mais baixas, porém, dentro da média para a estação. A chegada de massa de ar frio neste período faz as temperaturas diminuírem”, explicou Barbieri.
Porém, segundo o meteorologista, as temperaturas mais elevadas deverão predominar em todas as regiões do Paraná até o início do mês que vem. “esta temperatura mais alta que está predominando deverá durar até o final deste mês antes da chegada do frio”, enfatizou.
Geadas
Segundo o Simepar, a partir da segunda quinzena de abril, o risco de geada aumenta nas regiões mais altas do Estado, como Palmas, Guarapuava e Inácio Martins. Nos dois meses seguintes, o risco abrange as demais regiões do Estado. Neste período também são comuns e sua intensidade e sua intensidade e duração estão ligadas ao padrão de tempo predominante na região.
No outono, a variabilidade das chuvas é mais frequente e, segundo a previsão do Simepar, o mês de maio deverá ser o mais chuvoso da estação. No Estado, as regiões Sudoeste e Oeste deverão registrar maior índice de chuvas, enquanto no Norte os índices registrados serão menores.