22/08/2023
Guarapuava Saúde

Outros 25 casos de covid-19 entram para a estatística em Guarapuava

Entretanto, outros 745 casos da covid-19 encontram-se ativos. E para conter o avanço da doença a fiscalização está sendo acirrada

covid

Outros 25 casos de covid-19 entram para a estatística em Guarapuava  s (Foto: arquivo/RSN)

Os novos números da covid-19 mostram que Guarapuava chega a este sábado com 25 novos casos da doença. Entretanto, outros 745 casos encontram-se ativos. Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 484 casos encontram-se sob investigação.

Dessa forma, para conter o avanço da doença, o prefeito Cesar Silvestri decretou ‘alerta epidemiológica’ por três semanas. O novo decreto ocorreu na quinta (26).

Assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a necessidade da colaboração da sociedade guarapuavana.  Ou seja, apenas saia de casa quando estritamente necessário.

Pessoas com idade de risco devem permanecer em isolamento. Essa medida vale também para pessoas com diabetes, obesidade, problemas cardíacos e tabagistas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, de forma alguma deve-se promover festas, confraternizações e churrascos. “Situações como essas têm sido o principal modo de contágio em nossa cidade durante essa pandemia”.

FISCALIZAÇÃO

A Ouvidoria Municipal recebeu a denúncia de que uma festa particular com mais de 40 pessoas estaria ocorrendo no Jordão. Assim, nessa sexta (27), a festa acabou e o responsável recebeu autuação.

De acordo com a fiscal tributária Joeci Aparecida de Lima, a fiscalização se tornou mais rigorosa para diminuir o número de infectados.

Entretanto, as vistorias avançaram até a madrugada deste sábado (28). De acordo com a Prefeitura, a ação ocorreu nos bairros da cidade.

Ao todo, 11 lugares foram visitados. Eram bares, lanchonetes e conveniências. Todavia, desses, oito estavam regulares conforme a lei. Dois bares foram autuados e interditados.

(Imagem: Secom/Prefeitura)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.