Outubro Rosa: campanha tem dia dedicado a doação de cabelos em Guarapuava

Evento solidário ocorre nesta segunda feira (15), às 19h, na Faculdade Guairacá

Fios condutores de esperança, alegria, solidariedade e amor. Loiro, moreno, liso ou enrolado, eles são, também, multiplicadores de sorrisos e injetores de auto estima para tantas mulheres que possuem câncer de mama e colo de útero. Aqui em Guarapuava, um evento que integra a programação do Outubro Rosa 2018 estabelece um Dia D para a comunidade que deseja colaborar a partir da doação de cabelos. Neste ano, o dia escolhido é a próxima segunda feira (15). De acordo com a coordenadora administrativa do centro de especialidades da Faculdade Guairacá, que sediará o evento, a iniciativa já existe há quatro anos na instituição e permanece em atividade devido a participação ativa da sociedade.

“Sempre tivemos uma adesão expressiva da comunidade, tanto de um modo geral, quanto dos próprios acadêmicos da instituição. Como a ação ocorre todos os anos, já sabemos que as pessoas esperam e se programam para ela. Sempre temos crianças que deixam o cabelo crescer e participam aqui, doando o cabelo”, contou Bianca.

(Foto: Ascom/Faculdade Guairacá)

Ainda segundo a coordenadora, no ano passado, mais de 90 pessoas participaram da ação solidária, entre acadêmicos e a comunidade em geral. Nessa ação coletiva, 4kg de cabelo foram arrecadados.

Neste evento, Silvana Missel Rosa Horst é uma das profissionais responsáveis pelo corte de cabelo dos doadores. Segundo ela, quem decide colaborar, recebe o corte sem custo.

Quem participa doando o cabelo com um tamanho de 25 centímetros não paga pelo corte. Nós realizamos o corte no evento e depois, reunimos com os cabelos que vem de outras doações ou iniciativas e encaminhamos para o profissional que faz a peruca. A produção da peruca tem um custo maior, pago com ações coletivas. Todas as perucas ficam à disposição gratuita de pacientes do Hospital São Vicente, da ACPAC, para utilização durante o tratamento.

Para quem quiser participar e integrar essa corrente solidária, basta dirigir-se ao saguão da Faculdade Guairacá na próxima segunda feira (15), às 19h.

Relacionadas

PROGRAME-SE

'Trenzinho da Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

MORADIA

Famílias recebem casa própria em Santa Maria do Oeste

CANDÓI

Manifestação pede que lei contra maus tratos de animais seja cumprida

Comentários