22/08/2023

P.I.U e Rede Sul de Notícias motivam grafiteiros a colorir a cidade

imagem-77717

Da redação com foto de Mauro Biazi: Diego e Mauricio, entre outros, são grafiteiros cuja arte pode ser apreciada em várias ruas e muros de Guarapuava.

 

Um projeto pretende colorir muros, fachadas de lojas, casas, galpões e outros espaços urbanos, valorizando a arte da grafitagem em Guarapuava. Idealizado pelo jornalista Mauro Biazi, em parceria com a Rede Sul de Notícias, a atividade objetiva, dar um visual alegra à cidade, além de torna-la uma galeria de arte a céu aberto.

Para dar a largada ao projeto que faz parte do P.I.U (Projeto de Intervenções Urbanas), um encontrou reuniu grafiteiros de Guarapuava na Lagoa das Lágrimas. “A ideia é de colorir a cidade, mas também de mostrar que o grafite é uma arte que vive nas periferias”, diz Biazi. Em Guarapuava, existem seis grafiteiros. Outro objetivo é também reduzir o preconceito e gerar renda aos artistas. “A maioria das pessoas confunde grafitagem com pichação. O grafite é uma vertente do movimento Hip Hop em expansão na cidade. Guarapuava é o único município do estado a possuir a Casa do Hip Hop, viabilizado pelo Voz Ativa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência  Social e que já envolve mais de 600 crianças e adolescentes”, diz a diretora da RTede Sul de Notícias, Cristina Esteche. Segundo a jornalista, o portal já é parceiro do Voz Ativa.

De acordo com Biazi, as pessoas que desejam colorir tapumes, muros e outros espaços subsidiarão financeiramente os artistas. “O P.I.U e a Rede Sul vão ceder as tintas”.

Quem deseja ter o trabalho dos artistas de rua e assim contribuir para transformar a cidade, pode ligar para 9995-4360 (Mauro Biazi).

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo