Pensar o ensino básico de forma que discuta tendências e mudanças necessárias à educação do futuro. Ou seja, “sair fora da caixa”. É assim que o secretário municipal de Educação de Guarapuava, professor e vereador Pablo Almeida define o programa ‘Crer&Ser’.
Lançado nesta quinta (18), com o Teatro Municipal ‘Marina Karam Primak’ lotado por professores e diretores de escolas municipais, mostra uma abordagem pedagógica diferenciada. Com foco no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para inovação, em Guarapuava, a escola promove atividades para despertar o interesse do aluno em projetos transformadores. Dividido em dois eixos, o EducaUP e o InovaKids, o programa oferecerá capacitação e mentorias especializadas para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras.
A ideia é também incentivar a autonomia e a criatividade. Conforme Pablo, dessa maneira, a escola consegue desenvolver habilidades comuns no empreendedorismo. Ou seja, a rede municipal de ensino, já a partir da educação infantil, deixa de focar apenas no currículo tradicional. Mas passa a oferecer uma aprendizagem integral ao aluno.
Quando assumimos a secretaria fomos entender o que a rede precisava. Fomos ouvir professores e diretores. E a cada problema identificado fomos criando projetos, buscando parcerias.
Conforme o secretário, a partir desse conceito, as parcerias foram surgindo, as ‘tribos’ se misturaram. Teóricos, experts em tecnologia e inovação e empreendedores foram chegando. Além de ‘sair fora da caixa’, como o secretário queria, outras ideias surgiram de forma colaborativa.
Recebi um prêmio em São Paulo como o município do país que mais investe nesse setor.
De acordo com a coordenadora do programa, Ana Klosouski, essa mudança que deixa o ensino tradicional para investir num conceito mais amplo, é comportamental. “É a base que transforma e queremos que nossos alunos cresçam, sonhem e realizem”.
‘GUARDA-CHUVA’
Para criar e instigar a escola, os projetos já em execução na Secretaria foram juntados dentro de um único programa. Com isso, a escola reforça o compromisso de oferecer um ensino-aprendizagem integral, deixando de apenas transmitir os conhecimentos tradicionais de Português e Matemática.
Hoje todas as unidades estão conectadas, possuem tablets. E uma forma atrativa de engajar os alunos surge com a ‘gamificação’. Mas falar e tecnologia e inovação, segundo Pablo, sem falar inglês, não dá. Por isso esse idioma passou a integrar a quinta série. Alunos também aprendem programação e criam seus próprios jogos de interesse.
Guarapuava é o único município do Paraná a ensinar programação e codificação nas escolas.
Portanto, segundo Pablo, a educação empreendedora, por meio da tecnologia e da inovação, se apodera dos pilares do empreendedorismo no ensino-aprendizagem na sala de aula. Assim sendo, professores passam por cursos de qualificação. E como disse o conselheiro do Cila Tech Park, Paulo Alvim, presente no lançamento, a principal profissão do mundo é a de professor.
PARCERIAS
Durante a solenidade, o prefeito Celso Góes assinou termo de cooperação com o Sebrae. Trata-se da implantação do programa Educação Empreendedora nas Escolas Municipais. Esse programa é para a formação de crianças do 1º ao 5° ano. Também fez parceria com a Cooperativa Sicredi para o Programa “União Faz A Vida” que será implementado nos CMEIs.
Leia outras notícias no Portal RSN.