Pacientes que dependem de curativos têm novo espaço humanizado

Pacientes de Guarapuava receberam nos últimos dias quatro obras na área da Saúde e nesta sexta (29) será entregue a UBS no São Cristóvão

Pacientes que dependem de curativos têm novo espaço humanizado (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As dores provocadas por queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras venosas, lesão por pressão, entro outros ferimentos passam a ser amenizadas num local humanizado. A nova estrutura foi inaugurada nesta quinta (28) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e pelo secretário de Saúde Celso Goes.

Localizado na rua Guaíra, 20269, no Alto da XV,em Guarapuava, o Centro de Curativos Risolete Staben Pruchiniak, conta com espaço novo, amplo e adequado para cuidar dos pacientes.Assim, o  ambulatório completo possui estrutura planejada para diversas atividades previstas e já conta com todos os materiais disponíveis para uso.

Prefeito Cesar Filho, vice Itacir Vezzaro, médico Stefan Negrão e secretário de Saúde, Celso Goes (Foto: Secom/Prefeitura)

De acordo com o prefeito, ter um espaço para esse tipo de tratamento é um investimento bem feito que se soma ao trabalho humanizado feito pela equipe do Melhor em Casa. Esse programa atende a domicílio os pacientes impossibilitados de sair da cama, e passa a ser sediado nesse novo espaço.

É assim, com um atendimento individual e humano, que vamos eternizar o cuidado com aqueles que mais necessitam.

Conforme Celso Goes, a estrutura física conta com banheiros adaptados, sala de espera e sala de esterilização. Além de contar com uma equipe capacitada para a plena execução das atividades e procedimentos. “Esse é um projeto de longa data, que foi muito batalhado e é isso que torna esse espaço tão especial. Esse Centro contará com duas equipes do Melhor em Casa, que garantirá um atendimento com a qualidade que já conhecemos e admiramos”.

TRATAMENTO

Uma das salas de curativo (Foto: Secom/Prefeitura)

Nesse novo centro pacientes que precisam de curativos de maior complexidade serão  atendidos, assegura a coordenadora do programa ‘Melhor em Casa’, Maria Theresa Melhem Pellissari. “Atenderemos aqui aqueles que demandam de curativos que exijam cuidado e tratamento mais complexo do que um curativo simples”.

Medicamentos (Foto: Secom/Prefeitura)

Assim, pacientes que antes eram tratados no ambulatório da Clínica Guairacá e na Unicentro serão transferidos para a nova unidade. O encaminhamento de usuários será feito nas Unidades Básicas de Saúde de referência, UPA e hospitais.

HOMENAGEM

O Centro de Curativos leva o nome da auxiliar de enfermagem, Risolete Staben Pruchiniak, que por muitos anos dedicou-se a cuidar de pacientes de forma humanizada. A homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Moraes e reconhece a dedicação de quem sempre trabalhou pelo bem da população.

De acordo com Maria Thereza Melhem Pelissari, Risolete trabalhou como auxiliar de enfermagem na Prefeitura, com uma singular atuação na atenção básica. Com outros profissionais da saúde, atuou no início do serviço de atendimento domiciliar em Guarapuava, cuidando de pacientes que apresentavam necessidades de qualquer tipo de curativos, tanto de grau 1,2, 3 e 4.

Porém, Risolete faleceu em junho de 2019, após uma batalha contra um câncer. Nesse período, fazia parte da equipe do ‘Melhor em Casa’, mas nunca deixou pra trás os atendimentos de curativos, que eram sua paixão.

OUTRAS INAUGURAÇÕES

Somente nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde entregou aos guarapuavanos, além do Centro de Curativos, a Farmácia Municipal, Laboratório Municipal e a Unidade Básica de Saúde do Paz e Bem. Nesta sexta (29) será a vez da USB do São Cristóvão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MESA EXECUTIVA

Marcelinho e 'Gilson da Ambulância' formam bloco para a Câmara

RESCALDO

Diretório Municipal do PT agradece votos conquistados em Guarapuava

AVANÇO DA COVID-19

Em 23 dias, casos ativos de covid-19 em Guarapuava aumentaram 220%

Comentários