Caio Budel
A crise financeira no Estado do Paraná pode prejudicar agora o pagamento de bolsas para acadêmicos de Iniciação Científica e Inclusão Social referente ao mês de março na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A informação foi confirmada pela Diretoria de Pesquisa (Dirpes) por e-mail para os orientandos e orientadores envolvidos nos programas na manhã desta quarta feira (04).
De acordo com o comunicado, a Fundação Araucária, responsável pelo pagamento das bolsas em questão, não deu garantia alguma que o repasse será feito este mês. Ainda de acordo com o comunicado da Dirpes, as bolsas atrasadas de fevereiro referente a cotas institucionais, como BIC e BIT, tem previsão de repasse até o dia 15 deste mês. "O pagamento dessas bolsas vêm da verba de custeio da Instituição, que o governo havia cortado".
Até o momento, a Agência de Fomento CNPq, que também disponibiliza programas com bolsas para acadêmicos, não se pronunciou oficalmente sobre o casos, mas segundo a Dirpes, ela deve manter o repasse em dia.