Funcionários do Instituto Virmond – Hospital Santa Tereza (HST) em Guarapuava, voltaram a enfrentar o atraso no pagamento da folha. O pagamento que deveria ocorrer no quinto dia útil, não foi creditado. São 10 dias de atraso. O último atraso ocorreu em junho deste ano. Conforme o administrador do Instituto Virmond – HST, Francisco Cogo, os 380 colaboradores ainda não receberam o salário deste mês.
“Infelizmente precisamos do repasse do Estado para fazer rodar a folha. Mas até o momento não foi creditado. Este repasse ocorre sempre entre os dias 15 e 22 de cada mês. Quando ele entra na conta, imediatamente a folha é rodada”.
Assim, de acordo com Cogo, não se trata de atraso no repasse do Estado, mas da falta de reservas do Instituto que depende do repasse estadual. “Este é o período habitual do repasse. Ocorre que dada as dificuldades financeiras do Instituto, não temos reservas financeiras. Então, faz-se necessário aguardar o repasse para rodar a folha de salários”.
Conforme o administrador, o valor da folha com 380 colaboradores é de R$ 840 mil. O total de repasse do mês atinge R$ 1,7 milhão. Em 2018 e 2019, o hospital enfrentou dificuldades por meses seguidos no pagamento dos funcionários. Por fim, na época houve paralisação de parte do quadro funcional.
Leia outras notícias no Portal RSN.