22/08/2023


Guarapuava Saúde

Pagamento de funcionários do HST está atrasado há 10 dias

De acordo com o administrador do HST, não há atraso no repasse por parte do governo, mas falta de recursos do Instituto Virmond

santa-tereza-guarapuava-1024x576-2

Pagamento de funcionários do HST está atrasado há 10 dias (Foto: Divulgação)

Funcionários do Instituto Virmond – Hospital Santa Tereza (HST) em Guarapuava, voltaram a enfrentar o atraso no pagamento da folha. O pagamento que deveria ocorrer no quinto dia útil, não foi creditado. São 10 dias de atraso. O último atraso ocorreu em junho deste ano. Conforme o administrador do Instituto Virmond – HST, Francisco Cogo, os 380 colaboradores ainda não receberam o salário deste mês.

“Infelizmente precisamos do repasse do Estado para fazer rodar a folha. Mas até o momento não foi creditado. Este repasse ocorre sempre entre os dias 15 e 22 de cada mês. Quando ele entra na conta, imediatamente a folha é rodada”.

Assim, de acordo com Cogo, não se trata de atraso no repasse do Estado, mas da falta de reservas do Instituto que depende do repasse estadual. “Este é o período habitual do repasse. Ocorre que dada as dificuldades financeiras do Instituto, não temos reservas financeiras. Então, faz-se necessário aguardar o repasse para rodar a folha de salários”.

Conforme o administrador, o valor da folha com 380 colaboradores é de R$ 840 mil. O total de repasse do mês atinge R$ 1,7 milhão. Em 2018 e 2019, o hospital enfrentou dificuldades por meses seguidos no pagamento dos funcionários. Por fim, na época houve paralisação de parte do quadro funcional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo