Pagamentos do licenciamento veicular iniciam neste sábado

O prazo do pagamento do licenciamento anual é de acordo com o final das placas. Este ano, o Detran-PR não emitirá a carta de aviso por medida de economia

O prazo do pagamento do licenciamento anual é de acordo com o final das placas (Foto: Reprodução/AEN)

O calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), exercício 2020, começa neste sábado (1). Este ano, o Detran-PR não emitirá a carta de aviso aos proprietários dos carros por medida de economia.

O diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, alerta aos cidadãos para que não percam o prazo de pagamento. “É importante que o cidadão evite circular com o carro de forma irregular, o que pode acarretar em infração de trânsito”.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o prazo para pagamento do licenciamento anual é de acordo com o final das placas. Carros com placas finais 1 e 2 devem ter o licenciamento quitado em agosto; para as placas que terminam com dígitos 3, 4 e 5, o vencimento ocorre em setembro; as que possuem final 6, 7 e 8, o prazo expira em outubro; placas com final 9 e 0, o prazo para quitação é em novembro.

Além disso, a guia de recolhimento pode ser emitida por meio do Portal do Detran, no valor de R$ 86,50 para todos os carros, e poderá ser paga nos caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking dos bancos arrecadadores credenciados.

De acordo com a Lei 23.263/20, sancionada no último dia 23, o cidadão que ainda não quitou o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deste ano tem a possibilidade de fazer o parcelamento junto à Secretaria da Fazenda.

Mas, se a primeira parcela for quitada junto com demais débitos como multas e Seguro DPVAT, o CRLV já poderá ser emitido.

DIGITAL

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo não será mais emitido em papel-moeda a partir de 1 de janeiro de 2021, em cumprimento da Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019.

Desse modo, apenas estará disponível em versão digital (CRLV-e), que já pode ser emitido pelo Portal do Detran em formato PDF e impresso em qualquer impressora comum. Mas, também pode ser emitido pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV-e é emitido em até três dias após a quitação dos débitos do veículo (Licenciamento, IPVA e DPVAT).

O motorista que for flagrado circulando com um carro que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH e apreensão do carro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

FGTS NA CONTA

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

RETOMADA

Reabertura das agências do INSS é adiada para 24 de agosto

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Jovens devem se alistar até dia 30 de setembro

Comentários