22/08/2023
Cotidiano

Pais aprovam Encontro de Conscientização do Autismo

imagem-92957

Lizi Dalenogari, da Redação

Um mal misterioso cuja causa é desconhecida e para o qual a cura ainda não foi descoberta. No Brasil, as pessoas que sofrem com o autismo chegam a 1 milhão. A cada 88 nascimentos, estima-se que um é diagnosticado com o distúrbio do desenvolvimento neurológico – Autismo, em algum grau. Em Guarapuava ainda não se tem um número oficial de casos, mas já se sabe que é alto. Motivados pela idéia de conscientizar ainda mais a comunidade sobre a importância do diagnóstico o mais cedo possível e o início imediato do tratamento, pais, funcionários da rede municipal de ensino e saúde, se reuniram em Guarapuava neste sábado (30), no 1º Encontro Municipal de Conscientização sobre o Autismo.

Para Adriana Chelusniak – presidente da UPPA (União dos Pais Pelo Autismo) de Curitiba, sem consenso de idéias e ações não se chegam a resultados. “O importante é a união dos pais e familiares e conscientização da sociedade. Queremos voltar mais vezes a Guarapuava e queremos ver representantes daqui participando de ações em Curitiba conosco”, convida Adriana.

Eva Cristina Pereira, é mãe do Eduardo, de 19 anos, que cursa Análises de Sistema na Faculdade Guairacá. Durante 16 anos Eva lutou sozinha até conhecer a Associação Guarapuavana Mundo Azul. “Não me sinto mais sozinha desde então. E hoje em especial aprendi tantas coisas, com destaque para o uso de medicamentos. Uma nova luz se acendeu sobre este desafio. Por isso aconselho aos pais que ainda não visitaram a Associação, que se juntem a nós. Juntos somos mais fortes. Eva também expressou seu sentimento com relação a iniciativa do Encontro. “Estou muito feliz por podemos contar com esta forte aliada em prol de nossa causa. A deputada Cristina Silvestri está fortalecendo expressivamente nossa Associação com esta iniciativa”, comemora.

Para a mãe Losanja dos Santos o evento em Guarapuava foi um divisor de águas e vê muitos avanços futuros para a Associação. “Me emocionei do começo ao fim. Nossas vivências são nossas vivências, mas quando compartilhadas desta forma não dão a certeza de que não estamos sós e isso é uma força extra fundamental”, enfatiza.

Para Luciene Oliveira Vianna, neuropsicóloga, fundadora e diretora do Centro Conviver de Curitiba, estar em Guarapuava foi uma experiência gratificante. “Quando a deputada Cristina nos procurou não imaginávamos a riqueza das trocas que desenvolveríamos aqui. Foi um ganho inquestionável. Ela tem todo o meu respeito por se engajar nesta causa. E queremos ver a Associação Mundo Azul participando conosco das ações estaduais. Este é apenas o início”, assegura a diretora do Conviver.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.