Pandemia do novo coronavírus faz a Terra tremer menos

Em todo o mundo, os sismólogos têm detectado menos ruído sísmico, isto é, vibrações geradas pela circulação de automóveis, e mesmo o das pessoas em geral

Pandemia do novo coronavírus faz a Terra tremer menos (Foto: Reprodução/Nasa)

Com o isolamento obrigatório decretado em vários países em resposta à pandemia da Covid-19, não foi só a poluição que diminuiu. Cientistas têm alertado para uma outra observação menos perceptível ao ser humano: a Terra está tremendo menos.

Em todo o mundo, os sismólogos têm detectado menos ruído sísmico, isto é, vibrações geradas pela circulação de automóveis, comboios, ônibus e mesmo, pessoas durante o seu dia a dia. Na ausência deste ruído, explicam os sismólogos, as vibrações na crosta terrestre diminuem, o que faz com que esta se mova menos.

MUNDO

Thomas Lecocq, geólogo e sismologista do Observatório Real na Bélgica, observou o fenômeno pela primeira vez em Bruxelas. Ele explica que o ruído durante o dia é agora semelhante ao registrado à noite. Para o sismólogo, os gráficos são uma prova de que as pessoas estão cumprindo os conselhos das autoridades e, assim, evitam sair de suas casas.

Do ponto de vista sismológico, podemos motivar a população ao dizer ok, vocês sentem-se sozinhos em casa, mas podemos dizer que toda a gente está em casa. Todos estão fazendo o mesmo, todos estão respeitando as regras.

Assim, nos Estados Unidos, também foi observada esta diminuição das vibrações terrestres. Uma imagem compartilhada por Susan Elizabeth Hough, sismóloga do Serviço Geológico dos EUA, mostra uma quebra do ruído especialmente em Los Angeles ao longo de março.

Por fim, Thomas Lecocq revelou ainda um outro efeito interessante relacionado com a diminuição do ruído: os cientistas conseguem detectar terremotos menores e outros eventos sísmicos que algumas estações sísmicas nunca conseguiriam registrar.

(*Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ECONOMIA

Dólar fecha com cotação no menor nível desde 5 de maio

LUZ NO FIM DO TÚNEL?

China aprova início de testes de vacinas experimentais contra Covid-19

COVID-19

Mais de 100 pessoas curadas voltam a ter coronavírus na Coreia do Sul

Comentários