O papa Francisco reconheceu as "virtudes heróicas" – primeiro passo no processo de beatificação e canonização – da freira brasileira Maria Teresa de Jesus Eucarístico (1901-1972), fundadora da congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Francisco recebeu hoje o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, para assinar a promulgação do decreto correspondente, informou o escritório de imprensa do Vaticano
A freira, cujo nome de batismo era Dulce Rodrigues dos Santos, nasceu em São Paulo em 20 de janeiro de 1901 e morreu em São José dos Campos em 1972.
A promulgação das "virtudes heróicas" significa que a partir de agora a religiosa receberá o título de 'venerável' e se começará o processo para continuar sua beatificação.
Para que um venerável seja beatificado é necessário que tenha feito um milagre devido a sua intercessão e para que seja canonizado (santo) é necessário geralmente um segundo milagre, embora o pontífice possa evitar o procedimento.
Também hoje, o papa Francisco declarou santo o jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597), conhecido por seu trabalho humanitário e evangelizador no Brasil, onde morreu e onde chegou em 1553 e conhecido por isso como o "apóstolo" do país.