Para 2019, Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava prevê castração de pelo menos 850 cães

Em pouco mais de um ano, mais de 1000 animais do município foram castrados

Os recursos para o ano de 2019 voltados ao atendimento veterinário de animais abandonados na cidade de Guarapuava já estão encaminhados. A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, programou recentemente a destinação de mais de R$ 264 mil a serem utilizados na manutenção e demandas do Canil Municipal.

Sob o respaldo de uma ata de registro de preço, com validade para um ano, a quantia prevista em licitação será liberada gradualmente à clínica veterinária contratada para atender diversos serviços. O documento prevê 300 castrações de fêmeas com até 20 kg, 200 serviços cirúrgicos emergenciais para o atendimento de pequenas cirurgias em casos de atropelamentos, 200 castrações de machos até 20 kg e 350 para machos acima desse peso.

Todos os animais recolhidos pelo Canil Municipal recebem um chip eletrônico para identificação e monitoramento pelo serviço público (Foto: Alencar Souza/Reprodução)

O secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, destacou que, do início de 2018 até o momento, foram investidos aproximadamente R$ 850 mil em atendimentos cirúrgicos e hospitalares de animais abandonados na cidade.

“Além disso, a recente criação de um Departamento de Proteção ao Animal, em anexo à Secretaria, tem colaborado de maneira mais efetiva para a fiscalização e proteção aos animais de rua”, reforça Celso. A equipe é composta um veterinário, duas biólogas e quatro fiscais que fazem o recolhimento e a castração, além dos funcionários do Canil Municipal, congregados também no mesmo departamento.

Desde 2013, a Secretaria do Meio Ambiente tornou-se independente em relação à Secretaria de Agricultura, e em 2016 assumiu a responsabilidade oficial do monitoramento do Canil Municipal. Mesmo assim, a Secretaria de Agricultura ainda atua em algumas frentes da proteção animal no município, como é o caso de um projeto inédito, realizado em setembro deste ano, onde foram realizadas as castrações de 800 animais, entre machos e fêmeas, e atendimentos emergenciais para outros 500 casos recolhidos e encaminhados pelo canil.

Relacionadas

ESPORTE

Guarapuavana representará o Paraná em etapa nacional de campeonato de laço

LAZER

Piscinas naturais no Jordão já estão liberadas ao público, em Guarapuava

FIM DE ANO

A partir desta segunda (17), comércio atenderá até às 22h em Guarapuava

Comentários