Os alunos do projeto Pelotão Esperança, no 26º Grupo de Artilharia de Campanha, receberam na tarde desta quarta-feira (02) a visita da secretária de assistência social Cristina Silvestri que acompanhou parte das atividades dos participantes. Atendendo 86 crianças entre 11 e 15 anos, o projeto realiza atividades com jovens de segunda à quinta feira, e tem parceria com a assistência social da prefeitura e outras instituições. “Aqui, as crianças conseguem perceber, com disciplina, que existe um mundo lá fora. O objetivo principal é poder proporcionar para as crianças coisas que seria mais difícil elas conseguirem fora daqui, como oficinas e passeios que mostram a história de Guarapuava”.
Atendendo crianças há 16 anos, os alunos participam em contra turnos de atividades como orientação pedagógica, natação, informática, prática de esportes, noção de agricultura, valores humanos e cristãos, entre outros. “Nós já estamos encaminhando processos para completar 100 alunos. As fichas das novas crianças que farão parte do grupo estão com o setor pedagógico e eles devem começar a participar das atividades nos próximos dias”, explica o sargento Fonseca.
Além das atividades dentro do batalhão, quando completam 15 anos, idade máxima para participar do projeto, as crianças são encaminhadas para o programa Adolescente Aprendiz, onde participam de cursos profissionalizantes para capacitação no mercado de trabalho.