A concessionária Pérola do Oeste, responsável pelo transporte coletivo urbano em Guarapuava, contestou por meio da sua Assessoria de Imprensa, as declarações feitas pelo Grupo de Trabalho e Ministério Público sobre o controle de catraca nos ônibus. Ao contrário do que foi dito de que não existe uma fiscalização por parte do Município nesse sistema, a empresa assegura que o controle é realizado semanalmente pela Secretaria Municipal de Finanças e mensalmente pelo Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava) e classifica a informação do MP e do GT como sendo “mentirosa”.
+Guarapuava não fiscaliza o transporte coletivo urbano, diz Comissão
Assim sendo, segundo a nota, os dados de que o órgão gestor possui e divulgou são os mesmos da concessionária, uma vez que aquele é responsável pela auditoria e fiscalização do sistema. No que se refere à receita, a direção da Pérola do Oeste informa que já apresentou ao grupo de trabalho um demonstrativo de resultados e também um balanço.
“No tocante à matéria publicada pelo Ministério Público em seu site, a Pérola do Oeste rechaça a declaração que diz que não há rotina de fiscalização, como uma informação mentirosa. Além disso, todos os dados solicitados pelo grupo de trabalho e que estão amparados pelos parâmetros legais e contratuais foram repassados”, diz a nota enviada pela empresa.
Ainda de acordo com a manifestação oficial, a Pérola do Oeste garante que não se furta as suas responsabilidades e tem tanto interesse quanto a população nas questões referentes ao transporte coletivo, principalmente para que se compreenda qual é o papel e as responsabilidades de cada envolvido no processo. “Isso vale para a própria empresa, usuários, poder público e sociedade civil organizada entendendo que todos devem buscar soluções para tornar o serviço mais atrativo, eficiente e com preço justo".
A nota na íntegra:
“A concessionária Pérola do Oeste informa que o controle de catraca no sistema de transporte coletivo é realizado semanalmente pela secretaria de Finanças e mensalmente pelo Guaratran. Assim sendo, os dados que o órgão gestor possui e divulgou são os mesmos da concessionária, uma vez que aquele é responsável pela auditoria e fiscalização do sistema. No que se refere à receita, a direção da Pérola do Oeste informa que já apresentou ao grupo de trabalho um demonstrativo de resultados e também um balanço. No tocante à matéria publicada pelo Ministério Público em seu site, a Pérola do Oeste rechaça a declaração que diz que não há rotina de fiscalização, como uma informação mentirosa. Além disso, todas os dados solicitados pelo grupo de trabalho e que estão amparados pelos parâmetros legais e contratuais foram repassados. A empresa não se furta as suas responsabilidades e tem tanto interesse quanto a população nas questões referentes ao transporte coletivo, principalmente para que se compreenda qual é o papel e as responsabilidades de cada envolvido no processo. Isso vale para a própria empresa, usuários, poder público e sociedade civil organizada entendendo que todos devem buscar soluções para tornar o serviço mais atrativo, eficiente e com preço justo".