Paraná alcança adesão expressiva no ensino a distância

O Google ClassRoom, meio de ensino mais utilizado, será adaptado nos próximos dias, passando a contar também a presença do aluno

O Google ClassRoom, plataforma de ensino mais utilizada, será adaptada nos próximos dias (Foto: Reprodução/AEN)

O Governo do Estado faz uma avaliação positiva dos números do sistema de Educação a Distância (EaD) implantado em razão da pandemia da Covid-19. Até o momento, 402 mil alunos e 41 mil professores da rede estadual já se cadastraram e acessaram o Google Classroom, principal ferramenta do modelo de ensino. O canal do YouTube, que disponibiliza as aulas em vídeo, contabiliza mais de 10 milhões de visualizações.

O pacote conta com 800 mil downloads do aplicativo Aula Paraná e a transmissão do conteúdo em TV aberta (RIC Record), afirmando que essa foi uma boa solução. Os números foram apresentados nesta quarta (06) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A medida evita aglomerações e diminui a circulação do coronavírus. De acordo com o governador, essa foi uma alternativa para que os alunos continuassem estudando durante a quarentena. “Os números comprovam que a medida é eficiente. Tenho certeza de que a adesão e o engajamento de alunos e professores só vai aumentar”.

Além disso, o Secretário da Educação e Esporte, Renato Feder explicou que o Governo do Estado está sempre em busca de novas tecnologias para melhor a qualidade do ensino no Paraná. “É tudo muito simples e fácil. O aluno pode acessar com o e-mail pessoal e a data de nascimento, pelo celular. Não precisa de computador e também não consome os dados de internet do estudante”.

O Google ClassRoom deve ser adaptado nos próximos dias, passando a contar também a presença do aluno.

PLATAFORMA

Portanto, existe uma boa variedade de vantagens para o uso do Google Classroom. A possibilidade de acesso remoto, por computador ou celulares, a rapidez na comunicação e interação entre professor e aluno; e a centralização do conteúdo para que todos os usuários possam acessar a mesma informação, estão entre as funcionalidades que podem ser exploradas.

O aluno da rede estadual consegue acessar o Classroom por meio do aplicativo Aula Paraná, e assim dar continuidade aos seus estudos usufruindo de todos os benefícios da plataforma da Google.

REPOSIÇÃO

Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE), sem o EaD haveria necessidade de um longo período de reposição presencial, comprometendo não apenas o calendário de 2020, mas possivelmente também dos dois anos seguintes.

Sendo assim, com o ensino a distância o ano letivo não deverá ser prejudicado, uma vez as aulas seguem ocorrendo normalmente, reduzindo significativamente os prejuízos pedagógicos e financeiros que a reposição exclusivamente presencial pós-pandemia traria.

*(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com