22/08/2023
Paraná Região Saúde

Paraná apresenta crescimento no número de casos de dengue

Na 5ª Regional de Saúde, Campina do Simão, Guarapuava, Laranjal e Laranjeiras do Sul registraram casos positivos no atual período

Mosquito da dengue (Foto ilustrativa: Reprodução/Freepik)

O informe semanal da dengue, divulgado nesta terça (31) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registra 450 novos casos no Paraná. Entretanto, não houve mortes causadas pela doença. O período sazonal 2023/2024, que teve início em 30 de julho, já soma 2.212 confirmações e 18.982 notificações em todo Estado.

Além disso, o atual boletim traz um aumento de 538 casos em investigação e 10.150 descartados. Dos 399 municípios, 148 apresentaram contaminações autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 331 cidades tiveram notificações. Na 5ª Regional de Saúde, quatro municípios registraram confirmações, enquanto 14 tiveram notificações.

Entre os casos positivos, há dois em Campina do Simão, dois em Laranjal, um em Guarapuava e um em Laranjeiras do Sul. Os casos de Campina do Simão e Laranjal são autóctones, ou seja, a contaminação aconteceu dentro do município. Ao todo, são 79 notificações de casos suspeitos na Regional.

CHIKUNGUNYA

O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, da zika e chikungunya. Durante este período, não houve confirmação de casos de zika, com 22 notificações. O novo boletim confirmou ainda dois novos casos de chikungunya, ambos autóctones. Desde o início do período sazonal já houve o registro de 227 notificações e 14 casos da doença.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.