22/08/2023
Em Alta Paraná Saúde

Paraná começa campanha urgente de multivacinação nesta 2ª

Todas as UBS possuem imunizantes contra hepatite B, meningocócicas C e ACWY, varicela, rotavírus, influenza e Covid-19

Vacinacao (Foto::rdziura/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança nesta segunda (6), a Campanha Estadual de Multivacinação. De acordo com a Sesa, a ação tem como foco a prevenção de doenças e a “urgente atualização da caderneta vacinal” de crianças e adolescentes. A mobilização se estenderá até 31 de outubro. O Dia D de mobilização, com unidades de saúde abertas para facilitar o acesso, será no sábado (18),, em todos os municípios do Paraná.

A iniciativa, conforme a Saúde, quer blindar a população contra a reintrodução de doenças como o sarampo e a febre amarela. O sarampo registra casos ativos em países vizinhos como Paraguai e Argentina. Já a febre amarela, aumenta o risco com a chegada da sazonalidade primavera-verão.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância da participação popular para manter o status de destaque do Paraná na imunização.

“É importante fazer esse esforço para ampliar a cobertura vacinal. Queremos que o Paraná se mantenha como exemplo de imunização para o Brasil. É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação para avaliação das doses necessárias.”

Apesar de o Estado apresentar boas coberturas em algumas áreas, como a BCG (102,21%) e a Tríplice Viral (93,03%), a Sesa alerta.

É preciso atingir a totalidade do público-alvo para garantir a proteção coletiva e evitar o risco de novos surtos.

Conforme a Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abastecidas com o aporte extra de vacinas. Inclui imunizantes contra hepatite B, meningocócicas C e ACWY, varicela, rotavírus, influenza e Covid-19.

Pais e responsáveis devem levar a caderneta vacinal para avaliação em qualquer UBS do Estado. O principal objetivo, de acordo com a Sesa, é resgatar as doses em atraso e elevar as coberturas vacinais. A campanha foca em crianças e adolescentes (menores de 15 anos) para atualização de todas as doses do Calendário Nacional. Assim como em pessoas com até 59 anos que não têm registro de vacina contra sarampo e/ou febre amarela. Além de adolescentes de 15 a 19 anos sem a imunização completa contra o HPV.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.