22/08/2023
Paraná Saúde

Paraná inicia hoje (25), campanha anual de vacinação contra a gripe

Campanha para grupos prioritários segue até dia 31 de maio, sendo 13 de abril o Dia D de mobilização nacional

Paraná inicia campanha anual de vacinação contra a gripe hoje (25) (Foto: Gilberto Nunes/Governo de São Paulo)

A campanha anual de vacinação contra a gripe começou hoje (25) em todo o Paraná. Conforme uma orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha segue até o dia 31 de maio, sendo 13 de abril o Dia D de mobilização nacional. A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza.

Com isso, o Paraná recebeu 440 mil doses da vacina, que já foram distribuídas às 22 Regionais de Saúde. O intuito é atender a demanda dos grupos prioritários, que é de 4.556.962 milhões pessoas em todo o estado. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos prioritários incluem: crianças, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas. Também trabalhadores de saúde, professores e pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das forças armadas. Bem como, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Ainda, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários e funcionários do sistema de privação de liberdade. Além da população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

CUIDADOS

Por fim, outros cuidados preventivos para evitar a contaminação da gripe: uso de máscara, distanciamento social e manter ambientes ventilados com livre circulação de ar. Assim como higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.