22/08/2023
Cotidiano

Paraná lidera geração de empregos de janeiro a maio, mostra Caged

Da Redação, com AEN

O Paraná é o estado que mais criou empregos com carteira assinada no país nos cinco primeiros meses de 2015. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apesar da crise nacional o Estado segue com um saldo positivo, com um crescimento de 0,84% no estoque de empregos formais em relação ao mesmo período do ano anterior.

De janeiro a maio, o Paraná contabilizou a geração de 22.723 novos postos de trabalho, considerando as declarações dos estados entregues fora do prazo, enquanto o Brasil perdeu 243.948 vagas.

O levantamento aponta ainda que em maio o Estado apresentou a menor redução de postos de trabalho formais do Sul do país. Das 23.893 vagas extintas no período na região, apenas 1.361 foram no Paraná. Este número ainda é menor do que o registrado em abril, quando o Estado teve um saldo negativo de 2.002 vagas. Em maio, o Brasil eliminou 115.599 postos de trabalho.

Para a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, mesmo em meio ao cenário negativo vivido pelo país o Paraná tem mantido bons resultados. “Isso se deve à política adotada pelo Governo do Estado para a industrialização e desenvolvimento econômico, principalmente no interior e, mais uma vez, deu mostras de seu poder de reação”, comentou Fernanda.

Os setores de atividade que geraram o maior número de postos de trabalho no Estado foram: agropecuária (510), seguido pelo setor de serviços (406) e construção civil (378). 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.