Paraná registra 19 novos casos de sarampo em uma semana

Na Região de Guarapuava, União da Vitória é o município com maior quantidade de casos confirmados: são 18 moradores com sarampo

Paraná registra 19 novos casos de sarampo na última semana (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde informou que o Paraná registrou 19 novos casos de sarampo na última semana. Já são 910 casos confirmados em 43 municípios paranaenses. A Sesa monitora a situação desde agosto de 2019, quando o vírus da doença voltou a circular no Estado após cerca de 20 anos sem notificações.

A maioria dos casos confirmados – cerca de 90% – está concentrada na Região Metropolitana de Curitiba. A Capital é a cidade com mais casos: são 538. Na Região de Guarapuava, União da Vitória é o município com maior quantidade de casos confirmados: são 18 moradores com sarampo.

No Paraná, a maior incidência ocorre na faixa etária entre 20 e 29 anos (479 casos), correspondendo a 52% do total. De acordo com os dados do boletim epidemiológico, estão em investigação mais 1.873 amostras de pacientes.

VACINAÇÃO

A campanha de vacinação contra o sarampo segue até esta sexta (13). Para se vacinar basta ir até uma das 1852 salas de vacinação do Estado. “Estamos falando há muito tempo sobre o sarampo, e de outras doenças também. Mas não podemos deixar de tomar a vacina quando essa é uma forma muito eficiente de prevenção da doença. Peço a todos que ainda não estão com a carteira de vacinação em dia que procurem uma unidade de saúde e façam a sua parte”.

Além disso, pessoas de cinco até 59 anos devem ser vacinadas. O público mais afetado pela doença, a população com idade entre 20 a 29 anos, deve atualizar a carteira ou fazer um reforço da proteção com uma dose a mais da vacina. Porém, nas faixas etárias de cinco até 19 anos e de 30 até 59 anos a vacinação é para quem precisa atualizar a carteira.

Conforme a Sesa, crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser imunizadas. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose.

MUNICÍPIOS

No Paraná, 43 cidades registraram pacientes com sarampo desde o primeiro caso confirmado em agosto de 2019. Conforme a Sesa, o município de Santa Helena, na Regional de Saúde Toledo, confirmou o primeiro caso nesta semana. Entretanto, Curitiba e outros 19 municípios que integram a 2ª Regional de Saúde (RS Metropolitana) somam 823 pacientes com sarampo.

Na 4ª Regional de Saúde (RS Irati) são nove casos em 2 cidades. Cinco em Irati e quatro em Mallet. E por fim, a 6ª Regional de Saúde (RS União da Vitória), tem  28 registros em cinco municípios. Três em Cruz Machado; um em General Carneiro; cinco em Paula Freitas; um em São Mateus do Sul; e um 18 em União da Vitória.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Travesti denuncia exploração de cafetina contra 'trans' que vêm de fora

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Programa Educacional de Trânsito ocorre em colégios de Guarapuava

REQUERIMENTO

Súmula de requerimento de Licença Prévia de Ampliação

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com