22/08/2023


Paraná Saúde

Paraná registra 58 novos casos de sarampo em duas semanas

No total, desde o início do monitoramento de casos em agosto de 2019, já são 1.002 casos confirmados no PR. O vírus já alcançou 46 cidades paranaenses

news_interna_informe_sarampo__1

Paraná registra 58 novos casos de sarampo em duas semanas (Imagem: Reprodução/AENPr)

Mais 58 casos de sarampo foram confirmados no Paraná. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, 15 casos foram confirmados a partir de 2 de abril. Outros 43 são casos que estavam em investigação há mais tempo.

No total, desde o início do monitoramento de casos em agosto de 2019, já são 1.002 casos confirmados no Estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, “o sarampo, além de ser altamente contagioso, é uma doença que pode se tornar grave. Mas, mais do que isso, é uma doença que pode ser evitada”.

VACINAÇÃO 

As doses de vacina estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, que são reguladas pelos municípios. O secretário Beto Preto explica “que cada cidadão deve verificar o melhor dia e local para se deslocar até a unidade mais próxima”.

Pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem ser vacinadas. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias recebem a dose zero. Entretanto, a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral. E por fim, de 30 a 59 anos, uma dose. Conforme a Agência Estadual de Notícias, outras informações sobre o calendário de vacinação podem ser acessadas aqui.

MUNICÍPIOS

O vírus do sarampo alcançou 46 cidades paranaenses. Curitiba e outros 19 municípios, que integram a 2ª Regional de Saúde, já têm 909 pacientes com sarampo. Assim, os demais casos estão distribuídos por todas as Regiões do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo