Paraná registra 58 novos casos de sarampo em duas semanas

No total, desde o início do monitoramento de casos em agosto de 2019, já são 1.002 casos confirmados no PR. O vírus já alcançou 46 cidades paranaenses

Paraná registra 58 novos casos de sarampo em duas semanas (Imagem: Reprodução/AENPr)

Mais 58 casos de sarampo foram confirmados no Paraná. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, 15 casos foram confirmados a partir de 2 de abril. Outros 43 são casos que estavam em investigação há mais tempo.

No total, desde o início do monitoramento de casos em agosto de 2019, já são 1.002 casos confirmados no Estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, “o sarampo, além de ser altamente contagioso, é uma doença que pode se tornar grave. Mas, mais do que isso, é uma doença que pode ser evitada”.

VACINAÇÃO 

As doses de vacina estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, que são reguladas pelos municípios. O secretário Beto Preto explica “que cada cidadão deve verificar o melhor dia e local para se deslocar até a unidade mais próxima”.

Pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem ser vacinadas. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias recebem a dose zero. Entretanto, a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral. E por fim, de 30 a 59 anos, uma dose. Conforme a Agência Estadual de Notícias, outras informações sobre o calendário de vacinação podem ser acessadas aqui.

MUNICÍPIOS

O vírus do sarampo alcançou 46 cidades paranaenses. Curitiba e outros 19 municípios, que integram a 2ª Regional de Saúde, já têm 909 pacientes com sarampo. Assim, os demais casos estão distribuídos por todas as Regiões do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Procuradora do Trabalho recomenda paralisar obras de PCH

COVID-19

Paraná acumula 4.236 pacientes e 173 mortes pela covid-19

FAZER O BEM

Comunidades indígenas do PR e SC recebem cestas de alimentos

Comentários