22/08/2023
Paraná Saúde

Paraná registra segunda morte por dengue em dois meses

A morte foi confirmada em Assaí, no Norte Pioneiro. Conforme a Saúde, nesta terça (6) o Estado registrou 741 casos de dengue

MOSQUITO DA DENGUE

Paraná registra segunda morte por dengue em dois meses (Foto: Reprodução/Pixabay)

Durante a última quinzena, o Paraná registrou a segunda morte por dengue. Conforme informações da Saúde, o Estado acumulou 741 casos, são 163 casos a mais que a publicação anterior. A morte, divulgada nesta terça (6), é de uma mulher de 74 anos, em Assaí, no Norte Pioneiro. Para a Chikungunya, são duas confirmações, 21 notificações e para a Zika Vírus, 12 notificações.

Desse modo, o informe totaliza 4.870 notificações para a dengue em 229 municípios paranaenses. De acordo com informações da Saúde do Estado, 2.220 estão em investigação na quinzena. Além disso, 109 municípios apresentam casos confirmados da doença. Conforme o secretário Beto Preto, o Estado está em alerta e mobilizado contra a dengue. “Aprovamos, na semana passada, o Plano de Ação para o Enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, em reunião com representantes das secretarias municipais de Saúde”.

Além disso, Beto Preto afirma que a população também precisa colaborar no controle da doença.

Mas, além da participação das esferas de governo nas atividades de combate e controle, é preciso o apoio permanente da população para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor das doenças. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar.

O atual período epidemiológico começou em agosto deste ano e deve seguir até o final de julho de 2021.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.