22/08/2023


Geral

Paraná será modelo em projeto nacional para facilitar abertura de empresas

O Paraná deverá servir de modelo para a implantação da RedeSim, projeto que vai facilitar e reduzir o tempo para a abertura, alteração e baixa de empresas no país. A afirmação foi feita pelo ministro das Micro e Pequenas Empresas, Afif Domingos, em reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), realizada nesta terça feira (25), em Curitiba. O governador Beto Richa participou do encontro. 

"O Paraná será o estado modelo para a implantação da RedeSim. A atuação do Fórum junto com a Junta Comercial será fundamental para facilitarmos a vida do cidadão. 

Temos que integrar processos da união, dos estados e dos municípios", disse Afif. 

Presidido pelo secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, o Fórum é uma instância governamental que trata dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e aos empreendedores. 

Na reunião, foram ampliados os debates em torno do novo Simples Nacional e da desburocratização de processos empresariais, por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Segundo o ministro, o sistema vai permitir mais velocidade com a integração de diversos órgãos municipais, estaduais e federais. 

MARINGÁ

O secretário estadual da Indústria e Comércio afirmou que um projeto piloto para agilizar o processo de abertura e baixa de empresas já ocorre em Maringá de Maringá por meio de uma parceria da prefeitura com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A previsão é que neste ano, todas as agências da Junta operem com o sistema. 

"Temos aqui o melhor ambiente para negócios do Brasil, uma lei geral avançada e construída junto com o setor produtivo. O Fórum Permanente é o pioneiro no país e conta com regionais que nos auxilia a construir políticas públicas de acordo com as peculiaridades locais", disse ele. 

PROTEÇÃO

O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, ressaltou a importância de proteger e assegurar o tratamento diferenciado aos empreendedores. “Hoje 98% das empresas paranaenses são de micro ou pequeno porte e geram cerca de 1,1 milhão de empregos. Temos a obrigação de trabalhar pela proteção do setor", afirmou ele. 

Também participaram da reunião o presidente da Federação das Indústrias, do Estado do Paraná (FIEP) Edson Campagnolo, o diretor nacional do Sebrae José Claudio, presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) Ardissom Akel, o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe) Ercilio Santinoni e o deputado federal, Eduardo Sciarra. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo