Paraná vai ter nova sequência alfanumérica de placas de veículos

A nova sequência segue a faixa de RHA-0001 a RHZ-9999. Assim, equivale a quase 260 mil novas placas para o estado

Equivale a quase 260 mil novas placas para o Paraná (Foto: Reprodução/AEN)

O Paraná agora conta com uma novidade. Esse é o primeiro estado do país a ter uma sequência disponibilizada para placas veiculares, após a substituição das antigas placas amarelas pelas placas cinzas. Em 1990, as sequências de AAA-0001 a BEZ-9999 foram concedidas. Entretanto, as combinações estão se esgotando. Desse modo, o Detran-PR solicitou ao Denatran uma nova sequência alfanumérica. Essa já está disponibilizada para atender a demanda.

A nova sequência segue a faixa de placas RHA-0001 a RHZ-9999. Assim, equivale a quase 260 mil novas placas. O Estado conta com cerca de meio milhão de placas, isso somando com as que já existem. De acordo com o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, o importante é termos esta nova sequência. Desse modo, conseguimos continuar emplacando veículos.

É tradicional do paranaense ter uma placa de veículo começando com as letras A e B. Já são 30 anos usando estas combinações e é natural que uma hora iam se esgotar.

(Foto: Reprodução/AEN)

HISTÓRIA

A identificação de um veículo é feita por meio das placas dianteira e traseira. Assim, obedecem padrões estabelecidos pela legislação de trânsito. Cada estado da federação recebeu uma ou mais sequências  disponibilizadas pelo Denatran.

A combinação de letras e números formam uma única placa que deixa de existir quando baixado em definitivo. A placa de um veículo já emplacado só será substituída em caso de clonagem.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PEDIDO

Súmula de requerimento de licença de instalação

SÚMULA

Súmula de recebimento de licença prévia

BUSCANDO JUSTIÇA

Mãe de preso encontrado morto no cadeião, quer justiça para 'curar' a dor

Comentários