Paraná vai ter nova sequência alfanumérica de placas de veículos

A nova sequência segue a faixa de RHA-0001 a RHZ-9999. Assim, equivale a quase 260 mil novas placas para o estado

Equivale a quase 260 mil novas placas para o Paraná (Foto: Reprodução/AEN)

O Paraná agora conta com uma novidade. Esse é o primeiro estado do país a ter uma sequência disponibilizada para placas veiculares, após a substituição das antigas placas amarelas pelas placas cinzas. Em 1990, as sequências de AAA-0001 a BEZ-9999 foram concedidas. Entretanto, as combinações estão se esgotando. Desse modo, o Detran-PR solicitou ao Denatran uma nova sequência alfanumérica. Essa já está disponibilizada para atender a demanda.

A nova sequência segue a faixa de placas RHA-0001 a RHZ-9999. Assim, equivale a quase 260 mil novas placas. O Estado conta com cerca de meio milhão de placas, isso somando com as que já existem. De acordo com o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, o importante é termos esta nova sequência. Desse modo, conseguimos continuar emplacando veículos.

É tradicional do paranaense ter uma placa de veículo começando com as letras A e B. Já são 30 anos usando estas combinações e é natural que uma hora iam se esgotar.

(Foto: Reprodução/AEN)

HISTÓRIA

A identificação de um veículo é feita por meio das placas dianteira e traseira. Assim, obedecem padrões estabelecidos pela legislação de trânsito. Cada estado da federação recebeu uma ou mais sequências  disponibilizadas pelo Denatran.

A combinação de letras e números formam uma única placa que deixa de existir quando baixado em definitivo. A placa de um veículo já emplacado só será substituída em caso de clonagem.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

MAIS ÁRVORES

No Dia da Árvore, ação prevê plantio de 550 mil mudas no Paraná

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com