22/08/2023
Cotidiano

Paranaenses enfrentam o dia mais frio do ano

Confirmando as previsões, o Paraná registrou o frio mais intenso do ano no início da manhã de ontem. Em função de uma massa de ar polar vinda da Argentina, foram registradas temperaturas negativas em diversos municípios e geada em quase todas as regiões, com exceção do litoral e da área próxima ao estado de São Paulo.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a temperatura mínima mais baixa do Estado foi registrada em Entre Rios, na região de Guarapuava: -5,4ºC. Na Lapa, fez -4,2ºC.

Em Cerro Azul, foi verificado -0,7ºC. Já em Curitiba, a mínima registrada foi de 0,2ºC, sendo esta a temperatura mais baixa do ano na capital pelo segundo dia consecutivo.

A partir de hoje, as temperaturas devem ir aumentando gradativamente até o fim de semana. Hoje, o tempo deve permanecer estável, com poucas nuvens e sem chuva.

Ainda há previsões de geada na capital – onde a temperatura mínima deve ser de 3ºC e a máxima, de 16ºC; em Foz do Iguaçu, na região oeste, que terá temperaturas entre 5ºC e 19ºC; em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que terá mínima de 1ºC e máxima de 16ºC; e em União da Vitória, no sul, com temperaturas entre 3ºC e 18ºC.

Na capital, a mínima hoje deve ser de 3ºC e a máxima de 16ºC. Em Londrina, no norte, as temperaturas devem ficar entre 5ºC e 20ºC. Já em Paranaguá, no litoral, devem variar entre 11ºC e 19ºC.

População
Em função do frio intenso, muita gente teve preguiça de sair da cama para trabalhar ou estudar na manhã de ontem. Porém, na capital, era possível ver alguns corajosos caminhando em parques e praças.

A maioria vestindo grande quantidade de roupas, como jaquetões, blusas de lã, gorros, luvas e cachecóis. “O frio é muito bem vindo. Apesar da preguiça, levantei às 7h. Dá mais ânimo caminhar com baixa temperatura do que no calor”, disse o professor Osvaldo Martins, que se exercitava no Parque Barigui.

Já o empresário Armando Bertoldo contou que o frio o fez ficar mais tempo na cama. “Normalmente levanto entre 7h30 e 8h. Hoje (ontem), levantei às 9h30. O carro estava congelado na garagem, mas acabou pegando”, brincou.

 

Fonte: Paraná on line

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.