22/08/2023


Geral

Parque Tecnológico Virtual é debatido na Unicentro em Guarapuava

imagem-50049

A Universidade Estadual do Centro Oeste (UNicentro) está sediando na manhã desta quinta-feira (21) o quarto de uma série de workshops regionais para implantação do Parque Tecnológico Virtual (PVT) do Paraná. O debate com a academia, centros de desenvolvimento tecnológico e empresas foi dirigido pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e pelo presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio César Félix. Também participaram do evento o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Filho.

O Parque Tecnológico Virtual pretende promover a integração de ativos de inovação tecnológica e empresas de base tecnológica do Paraná em uma plataforma virtual, para promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, conforme explicou o secretário Alípio Leal a uma plateia formada por mais de 100 pessoas, representantes de todos esses setores.

O secretário Alípio Leal destacou o fato de que o PVT terá atuação descentralizada, para assegurar que seus benefícios alcancem todo o Paraná, sendo que os polos regionais estarão localizados nas sete universidades públicas estaduais.

Poderão participar do PVT instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná. O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, também em todo território paranaense.

As empresas que aderirem se beneficiarão do uso de serviços tecnológicos credenciados e serão acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

A plataforma virtual terá ferramentas de gestão, interação e inteligência competitiva, que vão possibilitar diagnósticos e correções para a aceleração da inovação no Paraná. Será governada através de um comitê gestor que terá membros do governo do Estado, representantes da academia e do setor produtivo. O Tecpar será o órgão do governo na direção da iniciativa.

O presidente do Tecpar, Júlio César Félix, explicou o funcionamento do futuro Parque Tecnológico Virtual. E lembrou que já existem ações programadas dentro do projeto.
Desenvolvimento

Na avaliação do prefeito Cesar Filho, a implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná em Guarapuava se constitui numa importante ferramenta para os empresários. “Nós somos parceiros de projetos que visam o desenvolvimento coletivo. Temos certeza que essa ferramenta irá contribuir muito para todos os empresários que buscam apoio na tecnologia para desenvolver cada vez mais suas atividades”, enfatizou o prefeito.

A previsão do início das atividades do Parque Tecnológico Virtual do Paraná é em junho de 2013.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo