22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Parte do IR pode beneficiar oito instituições de Guarapuava

Em Guarapuava a contribuição pode ser destinada ao FIA (Fundo Municipal para Infância e Adolescência), até o dia 30 de dezembro

comdica

Parte do Imposto de Renda pode beneficiar oito instituições de Guarapuava (Arte: Divulgação)

Oito instituições sem fins lucrativos de Guarapuava podem ter seu apoio por meio da destinação de parte do Imposto de Renda. Isso porque, a sociedade pode contribuir com o financiamento de políticas públicas para crianças e adolescentes guarapuavanos.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, com essa ferramenta, recursos de diferentes fontes são reunidos e fomentam programas e projetos que tem como público-alvo a faixa etária de 0 a 18 anos.

“É uma forma alternativa de contribuição da sociedade com instituições sociais de Guarapuava em uma ação de ganho duplo: os contribuintes fazem uma boa ação, garantem abatimento no imposto e beneficiam projetos sociais de nossa cidade.”

Em Guarapuava, a contribuição pode ser destinada ao FIA (Fundo Municipal para Infância e Adolescência), até 30 de dezembro. Conforme o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona, as pessoas físicas podem efetuar a dedução integral de valores doados ao FIA Municipal, diretamente por ocasião de sua declaração de ajuste anual.

“É preciso respeitar o limite de até 3% do imposto devido, permanecendo a possibilidade de dedução de valores doados no exercício anterior até o montante de 6% do imposto devido”.

Toda a gestão dos recursos do FIA tem a participação ativa da sociedade, através do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O conselho é composto por representantes do poder executivo e da sociedade civil organizada. Em Guarapuava, oito instituições poderão ser beneficiadas pela destinação feita ao FIA.

INSTITUIÇÕES EM GUARAPUAVA

– Institutos, Renascer, João Paulo II e Dom Bosco
– Caritas Socialis
– Associação CANAÃ
– APAE Guarapuava
– APADEVI
– ABSER

FORMAS DE DESTINAÇÃO

Destinação no ano Calendário (até 30/12/2019):

– Limite até 6% do imposto devido (se destinar menos de 6% ainda poderá destinar o restante na doação diretamente na declaração);
– Depósito diretamente na conta do FIA (CEF, agência 0389, conta 437-0);
– Solicitar junto à tesouraria do FIA o recibo de doação, com os dados do FIA e do doador;

* Existe a possibilidade de financiar projetos específicos, cadastrados no banco de projetos, disponíveis no site do Município.
* Não optando por projetos, o recurso será deliberado pelo Comdica conforme maiores necessidades do município.

– Informar o valor destinado na sua declaração de IRPF no campo de “doações efetuadas”, escolhendo a opção de doações – Estatuto da Criança e Adolescente, preenchendo os dados do fundo conforme recibo;
– Já será deduzido diretamente no valor a pagar;
– Para fins de dedução, deve-se utilizar a declaração completa.

Doações diretamente na Declaração de IPRF

– Limite até 3% do imposto devido valor é informado automaticamente após preenchimento;
– Após o preenchimento da declaração, verificar que no campo “resumo da declaração”, clique na opção de “Doações diretamente na declaração – ECA”;
– Será aberta na sua declaração a janela de “Doação Diretamente na Declaração”;
– Selecionar o tipo de Fundo: Municipal, UF: PR Paraná,  Município: Guarapuava – 15.302.270/0001-24;
– Preencher o campo de valor, limitado ao valor disponível que o sistema irá informar;
– Salvar com a opção ok;
– O sistema irá gerar um DARF no valor da doação. Pagar o DARF dentro da data de vencimento;
– O valor do DARF da declaração será deduzido do imposto a pagar, caso seja devido;
– Caso haja restituição, o valor doado irá somar na sua restituição, ou seja, o valor do DARF que pagou será restituído;
– Nessa opção, não há necessidade de informar nada ao FIA, não precisa pedir recibo, pois ocorre abatimento automático.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.