A Prefeitura de Pato Branco decretou Situação de Emergência nesta sexta (14). Por conta das chuvas intensas que atingiram a Região nos últimos dias, houve muitos estragos no município. O documento passa a ter validade após publicação.
Desse modo, com a decisão município pode ter acesso a recursos federais de forma facilitada. Bem como fazer compras emergenciais sem licitação. Além de ultrapassar as metas fiscais previstas a fim de custear ações de combate à crise.
Conforme as informações, o índice de precipitação ultrapassarou os 300 milímetros e causou estragos nas áreas urbanas e rurais da cidade. No município uma criança morreu levada pela correnteza e outra segue desaparecida. Além disso, há muitos moradores desabrigados.
Equipes da Prefeitura trabalham para minimizar os prejuízos. O trabalho na limpeza e reconstrução de áreas danificadas também já iniciou desde as primeiras horas da manhã da última terça (11).
De acordo com a prefeita em exercício, Angela Padoan, Defesa Civil do Paraná aceitou que o decreto fosse homologado. O estado de emergência é uma determinação que ocorre quando é observada iminência de danos à saúde e serviços públicos.
(*Com informações Portal Ricmais)
Leia outras notícias no Portal RSN.