Paulistana Pizza Bar: Um caso de amor que acabou em pizza

Pizzaria abre as portas às 16h desta terça (1) no Shopping Cidade dos Lagos em Guarapuava com cardápio para quem gosta de novidades

Paulistana Pizza Bar: Um caso de amor que acabou em pizza (Foto: Junior Guimarães/RSN)

As noites de Guarapuava não serão mais as mesmas, principalmente, para quem aprecia um rodízio de pizza. É que a partir das 16h desta terça (1), o Shopping Cidade dos Lagos ganha mais um empreendimento de gastronomia. A partir das 16h a Pizzaria Paulistana abre as portas no Piso L, ao lado do Restaurante Donau Bier.
De acordo com dois dos três proprietários, Vladimir Antonio Sesar e Cristina Steinmetz Sesar, o cardápio oferece 35 sabores salgados e outros 30 doces. Assim, esse ‘mix’, em tese, coloca a Paulistana com o maior cardápio entre as 50 pizzarias ranqueadas do país. Entretanto, essa avaliação parte de uma consulta informal.
Inspirados na noite paulistana da capital São Paulo, onde Vladimir morou, os investidores começaram com uma unidade no distrito de Entre Rios. Desse modo, investiram no prato que é um ícone das noites de sexta.
“Como eu gostava muito de pizza, tivemos ideias e inspirações, colocamos à prova de amigos. E em fevereiro de 2016 abrimos  a pizzaria na Colônia Vitória. Hoje estamos na Colônia Jordãozinho”.
De acordo com Vladimir, o cardápio se renovou a cada 15 dias, atraindo e fidelizando a clientela. Entretanto, a ‘grande sacada’ está na inclusão de frutas menos comuns como recheios. “Começamos a utilizar a framboesa, o mirtilo e a amora”. Todavia o chocolate belga ‘callebaut’  é a grande vedete entre os ingredientes utilizados pela pizzaria.
Entretanto, segundo Vladimir, nos sabores salgados as combinações típicas de bistrôs surgem, por exemplo, na bisteca suína defumada com geleia de damasco. Ou ainda no mignon ao vinho ou na costela gaúcha em formato de pizza. “Essa é minha preferida”.
E para os gostos mais exóticos, vale mesmo experimentar o sabor de calabresa com chocolate, a primeira na preferência de Cristina. “É uma delícia. Vale a pena experimentar”.
Portanto, cada pizza da Paulistana possui ‘ personalidade’ própria. E nesse contexto, para fechar a noite, eis que surge a ‘Bodas Imperiais’ com a ‘Duquesa de Guarapuava’. Trata-se de uma mistura de framboesa com chocolate belga branco e raspas de limão.

TUDO COMEÇOU NA CROÁCIA

Se a origem da pizza remonta há seis mil anos atrás, possivelmente, entre os egípcios e os hebreus, é na Itália que ganha popularidade. Conforme a história, a pizza na Itália surge em meados do século XIX. Assim, em 1889, a habilidade do primeiro ‘pizzaiolo’ da história, dom Raffaele Espósito, fez com que um pedido do rei Umberto I e da rainha Margherita, surgisse um dos sabores consumidos até hoje. Afinal, o padeiro de Nápoles, decidiu homenagear o rei ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana. Assim o branco, vermelho e verde, surgiram na mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

Croácia (Foto: Tripdivisor)

Entretanto, se a conexão entre o Egito e a Itália, acabou em pizza, em Guarapuava não foi diferente. Todavia, o espaço entre São Paulo e o distrito de Entre Rios se tornou pequeno demais para o encontro que ocorreu na Croácia.

De acordo com Vladimir e Cristina, nesse país europeu o destino os uniu. “Eu sou croata e ela é alemã. Mas participávamos de uma competição esportiva em 2010. Eu jogando futebol e ela handebol”. Após esse encontro, os dois voltaram a se encontrar em 2012. Começava então, um caso de amor. Assim, entre idas e vindas, entre São Paulo e Guarapuava, em 2013, estavam casados.
Hoje com três três filhas e um filho, Cristina e Vladimir contam que uniram o gosto comum pela gastronomia. “Meus pais tiveram o Glória, o primeiro restaurante de Entre Rios”, diz Cristina.
Vladimir comenta que herdou “o gosto também dos meus pais que quando chegaram no Brasil vindos da Croácia venderam sonhos na rua”.
E é assim que o amor também pela gastronomia se transformou no principal ingrediente dessa alquimia de cores e sabores. E tudo isso, está mais perto de você, no Shopping Cidade dos Lagos.

SERVIÇO

A Pizzaria Paulista abre de terça a quinta e aos domingos, das 18h às 22h. Já às sextas e sábados, das 18h às 23h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AUMENTO

Salário mínimo regional do Paraná tem aumento de 6%

RETOMADA ECONÔMICA

Investimentos do Estado vão estimular a retomada econômica

CAMPANHA DE FIM DE ANO

Campanha entra na reta final e vai sortear R$ 15 mil em vale-compras

Comentários