PC apreende motosserras e escavadeira em acampamento em Rio Bonito

Apreensões ocorreram em reserva de mata nativa, nas áreas da empresa Araupel S.A, em Rio Bonito do Iguaçu. Uma grande área de floresta foi devastada

PC apreende motosserras e escavadeira em acampamento em Rio Bonito (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, por meio do grupo de Diligências Especiais – GDE, apreendeu nessa quarta (3), motosserras e uma escavadeira hidráulica ‘pantaneira’ em Rio Bonito do Iguaçu. De acordo com a PC, as apreensões ocorreram em uma reserva de mata nativa, nas áreas da empresa Araupel S.A, atualmente invadidas.

Conforme a Polícia Civil, o trabalho de investigação policial foi iniciado após inúmeros boletins de ocorrência registrados pela empresa, comunicando que áreas de RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, estavam sendo destruídas por acampados, que invadiram as áreas.

(Foto: Polícia Civil)

PRIMEIRA ABORDAGEM

A PC então fez diligências nas áreas em busca dos autores dos crimes ambientais registrados. Na primeira tentativa de abordagem, dois homens que serravam madeira nativa fugiram entrando na mata, não sendo possível localizá-los. Na oportunidade, os policiais civis apreenderam a motosserra que usavam.

SEGUNDA ABORDAGEM

Em uma segunda abordagem, nas proximidades da primeira, foi constatado que um acampado tinha serrado madeira nativa havia alguns dias. Ele tinha feito palanques e estocado a madeira no meio da mata. A motosserra foi apreendida e o homem intimado a comparecer até a delegacia para ser ouvido sobre as irregularidades.

(Foto: Polícia Civil)

TERCEIRA ABORDAGEM

Já em uma terceira abordagem, os policiais tinham recebido a informação que uma extensa área de floresta de RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, estava sendo devastada por uma escavadeira hidráulica do tipo ‘pantaneira’.

Ao perceber a presença da polícia, o operador da máquina desligou o equipamento e fugiu pela mata. No local, a PC constatou uma grande área de floresta devastada pela máquina, incluindo árvores centenárias. A máquina foi apreendida.

(Foto: Polícia Civil)

INVESTIGAÇÕES

De acordo com a PC, as investigações seguem com o objetivo de identificar o operador da escavadeira, que deverá ser responsabilizado pela prática do crime. Assim como apurar o envolvimento da empresa que está prestando o serviço. E ainda identificar a pessoa que contratou o serviço.

A polícia informou que estão sendo feitas diversas apreensões de madeira na Região, para combater organizações criminosas que atuam no comércio ilegal de madeira nas proximidades dos acampamentos em Rio Bonito do Iguaçu.

Em 2018, durante a Operação Sicários, 23 mandados de prisão foram expedidos e cumpridos contra membros de uma organização criminosa que atuava nesses acampamentos. Por fim, a Polícia Civil afirmou que na maioria dos casos, os mandados eram relacionados com o esquema criminoso de comércio ilegal de madeira.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MORTE

Morador desaparecido é encontrado morto em Prudentópolis

COMBATENDO O CRIME

PM atende duas ocorrências de roubos de carros nessa segunda (6)

SAÚDE

Municípios da 5ª Regional ainda tem casos de sarampo em investigação

Comentários