22/08/2023
Política

Peemedebistas decidem rumos do partido nesta sexta em Curitiba

Por Cristina Esteche

O evento mais importante do processo eleitoral deste ano, antes do pleito, acontece nesta sexta (20), em Curitiba. Às 8h00 começa a convenção estadual do PMDB na Urca quando cerca de 600 convencionais, entre titulares e suplentes, vão decidir o rumo peemedebista nas eleições. A decisão será pela coligação com o PSDB ou por candidatura própria. Guarapuava será representada pelos delegados Artagão Junior, Severino Dourado e Ney Caldas.

De acordo com  o presidente estadual do PMDB, deputado Osmar Serraglio, a convenção será dividida em vários momentos. Das 8h às 11h30, votam os delegados titulares e, das 11h30 até por volta de 15h, os suplentes.

“Na cédula, os convencionais vão responder a uma primeira questão:  se são a favor da coligação ou da candidatura própria. Depois, apresentaremos a lista da eleição proporcional, que não está fechada, porque depende das negociações com outros partidos que podem integrar o chapão”, disse Serraglio.  “E então eles [os delegados]  dirão se entregam à comissão executiva a responsabilidade de negociar essa lista, no sentido de acrescentar ou retirar nomes”.

No final, se a maioria optar pela coligação com o PSDB do governador Beto Richa,  haverá ainda uma segunda votação, durante a tarde, para definir quem será o candidato a vice na chapa encabeçada pelo tucano. Dois nomes estão na disputa: Caíto Quintana e Alexandre Curi.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo