Pesquisa eleitoral mostra disputa ‘embolada’ em Guarapuava

Avaliação leva em conta a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais e para menos entre três candidatos

Pesquisa eleitoral mostra disputa ‘embolada’ em Guarapuava (Foto montagem: Gilson Boschiero/RSN)

Guarapuava amanheceu nesta quarta (21) com a repercussão da primeira pesquisa eleitoral oficial. A consulta popular de intenções de voto confirma o que vinha sendo especulado. Ou seja, o médico Dr. Antenor (PT) lidera com 24,6% na pesquisa espontânea. Já na estimulada o percentual sobe para 27,5%. De acordo com os números revelados pela empresa Strapassom e Araujo Ltda, a rejeição do petista gira em torno de 10,3%.

Entretanto, se levar em consideração a margem de erro de quatro pontos para mais e menos, a disputa encontra-se ‘embolada’. Isso vale também para o número de eleitores indecisos. Conforme os números, Celso Góes (Cidadania) desponta na segunda colocação, com 16,3% (espontânea) e 19,3% (estimulada). Porém, ele possui o menor índice de rejeição com apenas 4,2%.

De acordo com a intenção de voto do guarapuavano, o ex-prefeito Vitor Hugo Burko surge com 13,5% (espontânea) e 14,5% (estimulada). Todavia no quesito ‘rejeição’, Burko está com 18% perdendo apenas para Jabur do Motocross que tem 23%. Os outros candidatos que pontuaram e que estão na ‘lanterninha’ são Janaína Naumann (4,7%) e Jabur do Motocross (4%).

Entretanto, o índice de eleitores indecisos chama a atenção. Conforme a consulta, os percentuais oscilam entre 11% (rejeição estimulada), 19% (estimulada) e 24% (espontânea). Portanto, a eleição encontra-se aberta.

EMPATE TÉCNICO

A pesquisa popular começou no dia 14 de outubro envolvendo 600 pessoas. Conforme a empresa responsável, a margem de erro oscila entre quatro pontos para mais e quatro para menos. Assim sendo, a eleição está indefinida. Isso porque existe um empate técnico entre o segundo e o terceiro colocado. E entre o primeiro e o segundo há estreita margem de diferença.

Assim, o que percebe é que o candidato Celso Góes tem empate, um deles técnico. De acordo com os números, ele está muito próximo de empatar tecnicamente com Dr. Antenor quando a conta leva em consideração quatro pontos para menos, no caso do petista. E quatro pontos para mais para Celso Góes. Se Dr. Antenor tem 27,5% e tira a margem de erro de quatro para menos, seriam 23,5%. Agora somando quatro pontos sobre os 19,3% de Celso Góes, seriam 23,3%. Portanto, a diferença é de apenas 0,2%, ou seja, muito próximo de empate técnico.

Assim, seguindo a mesma linha de raciocínio entre Celso Góes e Vitor Hugo Burko, o resultado não se mostra diferente. Se Góes possui 19,3% com margem de erro de quatro pontos para menos, ficaria com 15,3%. Já Burko que está com 14,5% com margem de erro de quatro pontos para mais, subiria para 18,5%.

ESPONTÂNEA

Dr. Antenor 24,6%
Celso Góes 16,3%
Vitor Hugo Burko 13,5%
Indecisos 24%

ESTIMULADA

Dr. Antenor 27,5%
Celso Goes 19,3%
Vitor Hugo Burko 14,5
Indecisos 19,7%
Janaína Naumann 4,7%
Jabur do Motocross 4%

REJEIÇÃO ESTIMULADA

Jabur do Motocross 23%
Vitor Hugo Burko 18%
Dr. Antenor 10,3%
Celso Góes 4,2%
Indecisos 11%

SERVIÇO

A pesquisa encontra-se registrada no TRE com o número PR-03684/2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DELÍCIA LOCAL

Hoje (3) é dia de pastel da Catedral em Guarapuava

EM LUTO

Despedida de George Karam será restrito à família em Guarapuava

LUTO

Morre o médico pediatra George Karam por complicações da covid-19

Comentários