Pesquisadores do grupo Conecta, braço de pesquisa online do Ibope, ouviu quatro mil pessoas em uma amostra chamada "Pergunte ao Brasil" e mostrou que 58% dos entrevistadores participariam das eleições se o voto deixasse de ser obrigatório no país. Outros 23% disseram que seguiriam, mas não regularmente, 16% declararam que não continuariam e 3% responderam que não sabiam.
Questionados sobre as manifestações populares de 2013, 67% disseram que o Brasil não mudou nada após os protestos. Outros 23% acham que o País mudou para melhor e 10% disseram que o Brasil não só não mudou como ficou pior. Entre o que mudou, a resposta escolhida por 74% dos entrevistados foi o "poder da população", seguida por 56% que optaram pela "consciência política.
A causa que realmente mobilizaria os entrevistados seria o combate à corrupção, com 29%. Em segundo aparece a educação, com 21% e a saúde, com 16%. A pesquisa também perguntou se a Copa do Mundo trará ou não benefícios Sociais e econômicos para o Brasil.
Dos quatro mil questionados, 49% disse que trará parcialmente, 35% que não trará e 13% que certamente trará. Outros 3% responderam não saber.
A pesquisa também mostrou que 61% escolheria o Brasil como país de origem caso pudessem nascer de novo, contra 39% que responderam que não.