22/08/2023
Educação Guarapuava

Pesquisadora de Guarapuava tem tese de doutorado aprovada na Fiocruz

Glaucia Possolli apresentou estudo que pretende contribuir para melhorias nas políticas públicas

pesquisadora

Glaucia e a banca (Foto: Divulgação)

A pesquisadora, enfermeira e professora universitária, Glaucia Talita Possolli, defendeu na ultima semana no Rio de Janeiro a sua tese de doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tese foi um recorte da pesquisa Nascer no Brasil, cujo estudo entrevistou quase 24 mil mulheres nos 26 estados e no Distrito Federal.

De acordo com a pesquisadora, a tese versa sobre o near miss materno, uma condição em que as mulheres com complicações quase morrem durante o pré-natal, parto e puerpério, mas sobrevivem ao acaso ou devido aos cuidados hospitalares.

“A pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão de políticas de saúde materno infantil e de melhorar as políticas de Saúde nas redes de atenção. Foram quatro anos de dedicação, com aulas presenciais nos dois primeiros, até a aprovação na última semana”.

Durante a defesa, a banca examinadora, composta por cinco membros, elogiou a qualidade da pesquisa e uso do método, feito através de uma análise estatística multinível bayesiana dos casos de near miss materna no Brasil. “Para contribuição acadêmica e aplicação prática na área da Saúde, foi sugerido pelos examinadores inclusive a publicação internacional do estudo”, diz Glaucia.

A pesquisa foi orientada pela professora Dra Marcia Lázaro de Carvalho e a banca contou com a presença da Dra. Silvana Granado Nogueira da Gama, uma das coordenadoras da pesquisa Nascer no Brasil. Também compuseram a banca examinadora professores doutores do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.