Pesquisadora de Guarapuava tem tese de doutorado aprovada na Fiocruz

Glaucia Possolli apresentou estudo que pretende contribuir para melhorias nas políticas públicas

Glaucia e a banca (Foto: Divulgação)

A pesquisadora, enfermeira e professora universitária, Glaucia Talita Possolli, defendeu na ultima semana no Rio de Janeiro a sua tese de doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tese foi um recorte da pesquisa Nascer no Brasil, cujo estudo entrevistou quase 24 mil mulheres nos 26 estados e no Distrito Federal.

De acordo com a pesquisadora, a tese versa sobre o near miss materno, uma condição em que as mulheres com complicações quase morrem durante o pré-natal, parto e puerpério, mas sobrevivem ao acaso ou devido aos cuidados hospitalares.

“A pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão de políticas de saúde materno infantil e de melhorar as políticas de Saúde nas redes de atenção. Foram quatro anos de dedicação, com aulas presenciais nos dois primeiros, até a aprovação na última semana”.

Durante a defesa, a banca examinadora, composta por cinco membros, elogiou a qualidade da pesquisa e uso do método, feito através de uma análise estatística multinível bayesiana dos casos de near miss materna no Brasil. “Para contribuição acadêmica e aplicação prática na área da Saúde, foi sugerido pelos examinadores inclusive a publicação internacional do estudo”, diz Glaucia.

A pesquisa foi orientada pela professora Dra Marcia Lázaro de Carvalho e a banca contou com a presença da Dra. Silvana Granado Nogueira da Gama, uma das coordenadoras da pesquisa Nascer no Brasil. Também compuseram a banca examinadora professores doutores do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Relacionadas

VAMOS ESTUDAR?

Senac oferece cursos técnicos na área da enfermagem em Guarapuava

DESCONTOS IMPERDÍVEIS

Black Friday: Faculdade Guarapuava oferece descontos nas mensalidades

QUE TAL SE TORNAR DOUTOR?

Unicentro anuncia autorização para oferta de Doutorado em Letras

Comentários