*Reportagem atualizada em 4 de janeiro de 2023 para a atualização de informações.
Os professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Najeh Maissar Khalil e Rubiana Mara Mainardes figuram entre os pesquisadores mais influentes do mundo. Conforme pesquisa da Universidade Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, outros pesquisadores das universidades paranaenses entraram no ranking.
Najeh, docente da Unicentro também já tinha figurado como um dos melhores cientistas da América Latina de acordo com o AD Scientifix Index 2021. Ele apareceu em 1° lugar entre os professores da universidade. Desta vez, apenas ele aparece na lista. Já Rubiana havia sido laureada em 2011 com o prêmio “Para Mulheres na Ciencia” promovido pela L’Oreal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências.
Os dados, publicados anualmente pela editora Elsevier, têm base no Scopus, principal banco global de resumos e citações científicas. Dessa forma, o estudo usca avaliar o impacto das produções acadêmicas de diferentes países e continentes, em 22 grandes áreas e 176 campos específicos do conhecimento.
Por isso, a classificação deste ano considera o número de citações e artigos publicados pelos pesquisadores desde o início das carreiras acadêmicas até o ano de 2021. Além do professor Najeh, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) também tiveram pesquisadores entre os 200 mil cientistas mais influentes do mundo. No total, 21 entraram na lista.
Para conferir a lista completa, basta acessar a reportagem a Agência Estadual de Notícias do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.