Receber uma pessanka é motivo de orgulho. Dar uma pessanka é motivo de querer bem a pessoa a quem a peça está sendo entregue. Independente do motivo, as pessankas encantam pelo colorido e pela delicadeza.
Enquanto desenha, João Esmair Barbosa dos Santos conta o que significa cada traço, cada linha e cada cor que está sendo aplicada sobre uma casca de ovo. Com delicadeza e grande habilidade, conquistada ao longo vários anos ininterruptos na produção de pessankas, o artesão de Prudentópolis dá nova vida e significado à sua arte.
Há doze anos, quem encontrasse João Barbosa rodando pela região na sua antiga profissão (motorista) não poderia imaginar que sua dedicação e busca constante da perfeição lhe daria destaque internacional. Com orgulho, ele conta que suas pessankas já foram enviadas para vários países. “É como se uma parte de Prudentópolis e da cultura ucraniana estivesse sendo utilizada para presentear alguém. Cada peça tem um objetivo. Dar ou receber uma pessanka é muito mais do que dar um presente, é uma demonstração de amizade, amor, esperança e, principalmente, amizade”, destaca o artesão.
Produção
O trabalho de João Barbosa rompeu fronteiras e hoje tem procura constante. Para produzir com maior tranqüilidade trocou o dia pela noite. “Quando comecei a produzir fazia uma peça por dia. Hoje, com a técnica mais apurada, produzo 2,5 peças. Tudo o que produzo tem colocação no mercado. Meu dia teria que ter mais horas para poder produzir mais. Nesse trabalho não adianta apressar, pois quem presenteia uma pessenka a outra pessoa busca a perfeição na peça. À noite consigo me dedicar mais a cada novo trabalho”, conta João.
Nada fácil
O artesão lembra das dificuldades no início da atividade e dos cuidados que devem estar presentes na produção de pessankas. “São vários fatores que contribuem para que uma pessanka seja bem aceita. Para fazer o desenho é necessário, por exemplo, que a casca de ovo seja de boa qualidade. Em média, de cada 35 caixas de ovo que compro, apenas oito servem para a produção de pessankas. Para adquirir habilidade e iniciar a comercialização das minhas peças, foi necessária a produção de 108 pessankas, produzidas ao longo de oito meses. Hoje continuo buscando a perfeição e sei que é isso que todos que usam a pessanka como forma de presentear alguém, esperam do meu trabalho”, conclui.
O significado da "PESSANKA"
Pysanky, Pysanka, e Pessanka são palavras singulares, são derivadas de uma mesma palavra ucraniana: "escrever". Pessankas são ovos inteiros, crus, que foram decorados com uma complicada combinação de desenhos e cores pelo jeito de que se escreve, ou desenha. A pessanka é feita tipicamente para ser dada aos membros da família e aos amigos respeitados. Dar uma pessanka é dar um presente simbólico da vida, que é porque o ovo deve renascer por inteiro. Além disso, cada um dos desenhos e das cores na pessanka é considerado ter um significado profundo e simbólico. Tradicionalmente, os desenhos das pessankas são escolhidos para combinar com o caráter da pessoa a quem ela deve ser dada.