PET Engenharias da Unicentro estimula rotinas mais sustentáveis

A produção de conteúdo em formato audiovisual foi a alternativa que o grupo encontrou para dar continuidade às atividades durante essa quarentena

Foi a alternativa que o grupo encontrou para dar continuidade às atividades durante essa quarentena (Arte: Unicentro)

*Reportagem com vídeo

O Programa de Educação Tutorial dos cursos de Engenharias (PET) do campus Irati da Unicentro, criou um projeto para estimular o cuidado com o meio ambiente. Sendo assim, divulga a adoção de vários hábitos que colaboram para a preservação da natureza. Os estudantes produziram vídeos com conteúdos educativos e que podem ser aplicados de forma prática.

Segundo a tutora do PET Engenharias, professora Daniele Ukan, o foco principal é divulgar as rotinas saudáveis. “Nós produzimos diversos tipos de resíduos em casa. São resíduos totalmente diferentes que devem ser descartados de forma diferenciada. E nós acreditamos que, com esses vídeos, nós podemos contribuir para que as pessoas separem melhor o seu resíduo”.

O TRABALHO

Dentro da temática geral da separação de resíduos domiciliares, a equipe do PET, formada por professores e alunos das engenharias da Unicentro, também detalha alguns pontos específicos dessa prática. Em um dos vídeos, por exemplo, fornece instruções de como aproveitar os resíduos orgânicos para fazer compostagem. Em outro, ensina como fazer uma horta vertical, que pode ser fixada até mesmo dentro de casa. Os vídeos também estimulam a criatividade ao indicar as possibilidades de reaproveitamento de materiais recicláveis.

Conforme os alunos do projeto, tudo que é repassado à população são informações e conteúdos que podem ajudar os paranaenses em uma vida com mais saúde. Isso, é o que afirma a ‘petiana’ Karen Letícia Wantroba, estudante de Engenharia Florestal na Unicentro. “São temas que envolvem o meio ambiente, brinquedos que a gente pode fazer com produtos recicláveis, com aquilo que a gente ia jogar fora. Além disso, há instruções de uma alimentação melhor nessa quarentena e algumas informações que a gente adquiriu na universidade e que a gente pode repassar para o pessoal de casa”.

O PET tem como objetivo o estímulo à pesquisa e à extensão universitárias durante a graduação. A produção de conteúdo em formato audiovisual foi uma alternativa que os integrantes do grupo encontraram para dar continuidade às atividades durante essa quarentena. “São vídeos curtos, com uma linguagem bem simplificada, para que as pessoas possam ajustar à sua rotina dentro do que a gente está vivendo no momento”, conta Daniele.

Os vídeos são postados nas redes sociais Facebook e Instagram do PET Engenharias da Unicentro.

*(Com informações da Unicentro)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

OLHO VIVO

OAB-Paraná ingressou com a Ação Civil Pública contra ‘O Solucionador'

SONHO CONCRETIZADO

Ratinho Jr. entrega primeiro condomínio exclusivo para idosos no Paraná

BALANÇO

Setembro mantém tendência de queda casos de covid-19 em Guarapuava

Comentários