Pinhão, Candói e Bituruna tomam medidas de enfrentamento ao coronavírus

Prefeitos Odir Gotardo (Pinhão), Gelson Costa (Candói) e Claudinei Castilho (Bituruna) assinaram decretos tomando as medidas contra o coronavírus

Coronavírus (Foto: Arquivo/RSN)

*Matéria atualizada para a inclusão de informações às 10h53 de 18/3

Os prefeitos Odir Gotardo (Pinhão) e Gelson Costa (Candói) adotaram medidas preventivas para prevenir a população contra o coronavírus. Assim, em Pinhão, o prefeito decretou situação de emergência em saúde pública. De acordo com a administração municipal, foi instalado o Centro de Operações de Emergência em Saúde, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

Assim, o Centro será para monitoramento da emergência em saúde pública declarada. Conforme as informações, a Secretaria de Saúde manterá um canal aberto para informações e dúvidas que possam surgir.

Odir Gotardo, prefeito de Pinhão (Foto: Arquivo/RSN)

Além disso, o prefeito suspendeu as atividades educacionais, incluindo o transporte escolar, em todas as escolas das redes de ensino público e privado e dos CMEI’s, por tempo indeterminado, a partir desta sexta (20). Também estão suspensas as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

EM CANDÓI

Gelson Costa, prefeito de Candói (Foto: Arquivo/RSN)

O prefeito de Candói, Gelson Costa também assinou decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19). Assim, atendendo determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, as aulas da rede de ensino estão suspensas a partir desta sexta (20).

Há também a suspensão por 15 dias de todas as atividades voltadas ao público das secretarias de Assistência Social e Esporte; as atividades externas de todas as secretarias, como eventos, reuniões sujeitas a aglomeração de pessoas. Conforme o prefeito, a Secretaria de Saúde vai priorizar os serviços e atendimentos de emergência, conforme orientações dos profissionais responsáveis.

BITURUNA

O prefeito Claudinei de Paula Castilho também assinou decreto seguindo as orientações do Governo do Estado. Porém, o decreto passa a valer a partir da segunda-feira (23) e não no dia 20, conforme prevê o Estado.

Assim, a Secretaria de Educação irá suspender as aulas da rede municipal e do transporte escolar, sem previsão de retorno. No mesmo período a Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário irá suspender os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Conforme a Prefeitura, a Conferência Municipal da Mulher, que seria nesta sexta-feira (20), e o atendimento do Ônibus Lilás (dias 23 e 24) serão em adiados.

Conforme as informações, a  Fundação Municipal de Saúde orienta que, quem puder, fique em casa, principalmente as crianças. Quem estiver apresentando sintomas de uma gripe normal, deve fazer repouso, pois está com o sistema imunológico frágil, e se necessário, procurar uma unidade de saúde. Assim, pessoas que apresentam sintomas do coronavírus, como febre, cansaço, tosse e dificuldade respiratória devem procurar uma unidade de saúde. Porém, as viagens já agendadas para tratamento fora de domicílio serão de acordo com a necessidade.

ESPORTES

A rodada deste final de semana do Campeonato Municipal de Futebol Sete Aberto, neste sábado (21) no Estádio Farid Abrahão (bairro São Vicente) está mantida. Conforme o prefeito, essa decisão é válida também para arodada do Campeonato de Futebol 7 do Interior, neste domingo (22) na comunidade Boa Vista. As próximas rodadas serão suspensas.

NORMAL

A Prefeitura de Bituruna, o Cras, as unidades de saúde e a coleta de lixo continuarão funcionando normalmente.

SEM PÂNICO

A Administração municipal reforça que não há motivo para pânico. Entretanto, lembra a importância das medidas preventivas como: manter as mãos sempre limpas e higienizá-las com álcool em gel regularmente, evitar locais com aglomeração de pessoas. É preciso também, manter ambientes ventilados, evitar apertos de mão e comprimentos onde há contato.

COMITÊ

Um Comitê Gestor de Prevenção do COVID-19 foi criado, com membros da Prefeitura de Bituruna e Fundação Municipal de Saúde. Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br e a população pode solicitar orientações junto à Vigilância Epidemiológica das 8h às 17h, no telefone (42) 3553-6024.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SANEAMENTO

Cristina Silvestri anuncia obra de rede de esgoto no bairro Santana

VACINA É IMPORTANTE

Saúde estima que 10.307 crianças devem ser vacinadas em Guarapuava

NOVOS CASOS

Guarapuava tem 10 novos casos confirmados de covid-19 em 24h

Comentários