Plano Municipal de Resíduos Sólidos segue para a versão final

Durante a audiência desta semana, os integrantes explicaram e discutiram as ações planejadas para o PMGIRS e apresentaram a versão final

(Foto: Secom/Prefeitura Municipal de Guarapuava)

As audiências para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos continuam, e nesta semana, o plano seguiu para a versão final. As reuniões pretendem promover a saúde pública e a qualidade ambiental do município. E com isso, adequando a gestão dos resíduos às diretrizes do Ministério do Meio Ambiente.

Durante a audiência dessa terça (15), os integrantes explicaram e discutiram as ações planejadas para o PMGIRS. Dessa maneira, apontamentos e comentários dos participantes da sessão reforçaram a necessidade e a importância de uma gestão de resíduos sólidos no município.

A audiência contou com a apresentação e discussão, aliada às questões enviadas no chat do Youtube. Desse modo, os integrantes apresentaram as premissas da audiência, as etapas do plano, os métodos utilizados, os diagnósticos, além dos programas e aspectos financeiros. Assim, em busca de um planejamento responsável de resíduos sólidos, o plano buscou contemplar todas as áreas do município, urbanas e rurais.

De acordo com André Malheiros, diretor da empresa de Consultoria, a participação social é muito necessária nesse momento.

É muito importante que a participação social seja efetiva em todas as partes. Mesmo que tenhamos tido a questão da pandemia, ainda conseguimos manter uma participação muito grande.

FORMULAÇÃO DO PLANO

O processo de formulação do plano foi composto por etapas. Primeiro, a empresa procurou dados primários e secundários do município, aplicando um formulário acerca dos resíduos sólidos domiciliares a cerca de 700 guarapuavanos.

Além disso, a equipe também fez vistorias técnicas, estudos, levantamento e análise de dados ao longo do período sobre Guarapuava. Dessa forma, o método utilizado dentro do plano procurava trazer melhorias viáveis ao município, usando as respostas da comunidade como embasamento.

RESULTADOS

Durante a audiência, a equipe também apresentou os apontamentos sobre como os resíduos sólidos são descartados aqui na cidade e como o plano pode agir, propiciando benefícios à população. O plano municipal vai desenvolver metas voltadas ao cuidado com os resíduos produzidos na cidade nos próximos 20 anos. Agora será feita a elaboração da versão final do PMGIRS e da minuta do Projeto de Lei que estabelece a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

Por fim, a versão preliminar do Plano Municipal de Resíduos Sólidos está disponível aqui.

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

80ª morte por covid-19 é confirmada em Guarapuava

PANDEMIA

Saúde divulga Nota Orientativa sobre prevenção de variantes do coronavírus

MAIS CHUVA

Última semana de janeiro será de tempo instável em Guarapuava

Comentários