Plenário da Alep está em reforma

Retomada a instalação do novo sistema de som na Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná. Sistema atual foi instalado há 30 anos

Obras do plenário da Alep (Foto: Alep)

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná está passando por reformas. Assim, o novo sistema de som está sendo instalado. De acordo com a Mesa Executiva  da Alep, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB) a intenção é garantir melhor qualidade no áudio para a população que acompanha os trabalhos dos deputados. Isso inclui as galerias do plenário, a transmissão da TV Assembleia e redes sociais.

Conforme Traiano, são obras importantes para a modernização da Assembleia. O sistema de som por exemplo, tem mais de 30 anos. Porém, para comportar os novos equipamentos serão alguns dias para fazer as adaptações e a substituição necessária.

MODERNIZAÇÃO

A modernização do Plenário teve início ainda na legislatura passada. Em 2018 foi instalado o novo painel de controle de presenças. Além da modernização do sistema de votação, com terminais informatizados de acesso à Ordem do Dia, por meio de um monitor adaptado nas mesas dos deputados, a medida garantiu a redução substancial do consumo de papel, equivalente a 24 mil folhas somente no primeiro mês da medida, com economia de aproximadamente R$ 100 mil ao ano.

Agora, as obras seguem para mais uma etapa de modernização. Segundo o diretor-geral da Assembleia, Roberto Costa Curta, ao todo, serão investidos R$ 749 mil nos novos equipamentos de som.

“O som do plenário já tem mais de 30 anos e está com uma tecnologia totalmente defasada. Agora será possível fazer a integração do sistema. Temos hoje uma qualidade de som muito ruim”.

A tecnologia defasada, que sempre apresentava problemas, justificou a troca dos equipamentos que ainda operavam em sistema analógico. O novo equipamento é moderno, digital, com controle na distribuição do áudio no Plenário, nas galerias e nas tribunas. São 17 diferentes itens, como caixas de som, caixas de som acústicas, amplificadores e monitores de áudio.

Parte do cabeamento já foi instalada, assim como caixas de som nas galerias. A obra agora consiste em instalar o cabeamento no espaço destinado à Mesa Executiva, bem como fazer ajustes na altura do tampão da mesa, e, nos próximos dias, trocar os 60 microfones. Os trabalhos devem ser concluídos até o final deste mês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

TRANSPORTE COLETIVO

Pérola do Oeste agradece pela dedicação de seus colaboradores

POR IRREGULARIDADES

PR é o segundo estado com maior número de denúncias trabalhistas

Comentários