22/08/2023
Cotidiano Paraná

Plenário da Alep está em reforma

Retomada a instalação do novo sistema de som na Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná. Sistema atual foi instalado há 30 anos

obras no plenário

Obras do plenário da Alep (Foto: Alep)

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná está passando por reformas. Assim, o novo sistema de som está sendo instalado. De acordo com a Mesa Executiva  da Alep, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB) a intenção é garantir melhor qualidade no áudio para a população que acompanha os trabalhos dos deputados. Isso inclui as galerias do plenário, a transmissão da TV Assembleia e redes sociais.

Conforme Traiano, são obras importantes para a modernização da Assembleia. O sistema de som por exemplo, tem mais de 30 anos. Porém, para comportar os novos equipamentos serão alguns dias para fazer as adaptações e a substituição necessária.

MODERNIZAÇÃO

A modernização do Plenário teve início ainda na legislatura passada. Em 2018 foi instalado o novo painel de controle de presenças. Além da modernização do sistema de votação, com terminais informatizados de acesso à Ordem do Dia, por meio de um monitor adaptado nas mesas dos deputados, a medida garantiu a redução substancial do consumo de papel, equivalente a 24 mil folhas somente no primeiro mês da medida, com economia de aproximadamente R$ 100 mil ao ano.

Agora, as obras seguem para mais uma etapa de modernização. Segundo o diretor-geral da Assembleia, Roberto Costa Curta, ao todo, serão investidos R$ 749 mil nos novos equipamentos de som.

“O som do plenário já tem mais de 30 anos e está com uma tecnologia totalmente defasada. Agora será possível fazer a integração do sistema. Temos hoje uma qualidade de som muito ruim”.

A tecnologia defasada, que sempre apresentava problemas, justificou a troca dos equipamentos que ainda operavam em sistema analógico. O novo equipamento é moderno, digital, com controle na distribuição do áudio no Plenário, nas galerias e nas tribunas. São 17 diferentes itens, como caixas de som, caixas de som acústicas, amplificadores e monitores de áudio.

Parte do cabeamento já foi instalada, assim como caixas de som nas galerias. A obra agora consiste em instalar o cabeamento no espaço destinado à Mesa Executiva, bem como fazer ajustes na altura do tampão da mesa, e, nos próximos dias, trocar os 60 microfones. Os trabalhos devem ser concluídos até o final deste mês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.