O 16° Batalhão da Polícia Militar vai aumentar a segurança das instituições de ensino de Guarapuava. A afirmação é do comandante do 16° BPM, tenente-coronel Flávio Vicente Ferraz, que anunciou nesta terça (11) novas ações da polícia na prevenção de ataques nas Escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s).
De acordo com o comandante, o 16° BPM vai disponibilizar uma cartilha de segurança para que a comunidade escolar tenha acesso às informações. O tenente-coronel explicou que as recomendações estão baseadas em três palavras importantes em um momento de perigo.
A primeira é ‘fugir’, se você puder fugir, fuja! Deixe para trás objetos pessoais e coisas que não tem importância. Nesse momento o mais importante é a vida. Se não tem condições de fugir, você pode se esconder, se esconda. Se tiver possibilidade de se fechar ou se trancar em algum local até a chegada do socorro. Mas em último caso, é a questão de lutar, porque é a sobrevivência. O agressor vai tentar fazer mal para pessoa, mas isso é direcionado para aqueles que têm a possibilidade de lutar. Em casos de crianças, vai precisar de ajuda de outra pessoa. Mas isso é essencial. Três palavras: ‘fugir’, ‘se esconder’ ou ‘lutar’. As outras medidas as autoridades vão tomar.
TRABALHO POLICIAL
Além disso, a Polícia Militar também vai disponibilizar as unidades móveis para policiamento próximo às escolas. O veículo vai ter um policial e ele vai estar no local de forma fixa, mas após um período ele vai se deslocar para outra instituição de ensino. Aliado a isso, uma outra viatura com dois policiais vai fazer o patrulhamento no entorno das escolas.
Conforme o comandante, essa equipe vai identificar pessoas suspeitas e efetuar a abordagem. Em caso de ilícitos, a polícia vai conduzir o suspeito para procedimentos. Mas a comunidade também poderá entrar em contato com a PM pelo 190 para denunciar qualquer atitude suspeita. As medidas já estão ocorrendo nos três turnos de aulas desde ontem (10). Outro detalhe é que o tenente-coronel destacou que quer implementar a Escola de Soldado neste policiamento, a partir do fim de abril.
Apesar das estratégias, a Polícia Militar não tem um número de policiais para o efetivo de segurança nas escolas. Isso porque isso varia de acordo com a escala e horário da polícia. “Temos as equipes de serviço ordinário que também podem ser empregadas. É óbvio que se houver um chamado, os policiais devem deixar para atender a ocorrência. A patrulha escolar vai atuar na divulgação da cartilha e fazer as visitas nos colégios, como já é feito. Nós vamos atuar de forma supletiva, complementando esse policiamento”.
MONITORAMENTO
As medidas vem ao encontro de novas estratégias do Poder Público para evitar ataques como o de um colégio na Vila Sônia, em São Paulo no dia 27 de março. Assim como, o ataque em uma escola de Blumenau em Santa Catarina na última quarta (5), onde um jovem de 25 anos invadiu a unidade e matou quatro crianças entre quatro e sete anos.
Pensando em garantir que novos ataques não ocorram, o prefeito de Guarapuava Celso Góes assinou na manhã de hoje (11) uma ordem de serviço. O documento contempla um aporte de mais de R$ 3.434.299,01 para reformas e melhorias, dessa forma o valor também abrange a ampliação da segurança nas escolas.
A iniciativa das reformas faz parte do Projeto Construindo o Futuro.Ao todo, 12 unidades escolares vão receber reformas e melhorias. Sendo elas: Cmei’s Morro Alto, Santa Terezinha, Emília Dominico, Escola Lacerda, quadra esportiva Escola Capitão Wagner, Escola Dionísio Kloster Sampaio. Além da quadra e muros da Escola Sebastião de Quadros, Escola Gabriel Hugo Rios, Escola Doutor Roberto Cunha e Silva, ampliação do Cmei Vitória, apresentação da ampliação Escola Ariele apresentação da ampliação Escola Princesa Isabel. Confira quais mudanças serão feitas, clique aqui.
Conforme o prefeito, as mudanças incluem melhorias em muros, grades, acessos, portões, tudo o que se refere à estrutura do prédio. Nessa primeira etapa, serão 12 escolas contempladas e nas próximas semanas, outras também vão receber as mudanças até que todas estejam adequadas. Outra aquisição da prefeitura serão câmeras de segurança com inteligência artificial para todas as unidades. Confira o vídeo abaixo:
BOTÃO DO PÂNICO
A partir desta terça (11), a prefeitura também vai disponibilizar guardas patrimoniais para todas as unidades e um guardião para cada escola. Assim, no horário de aula terá uma pessoa identificada fazendo a segurança. O apoio será feito pelo Departamento de Guarda Patrimonial do município e também pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) que vai deslocar os agentes próximos às escolas.
Além disso, o secretário de Educação, Pablo Almeida afirmou que já está em funcionamento o sistema de monitoramento e vigilância nas unidades, ronda volante e um botão de pânico.
Então a equipe da escola se precisar acionar e precisar de alguma coisa, é só apertar o botão e o ronda se desloca. Nas próximas semanas, o aplicativo Educa Mais terá um ‘botão de pânico’ para saúde e para segurança. Hoje à tarde também teremos uma reunião para organizar a espécie de um ‘call center’ que vai abrigar todas essas informações e monitoramento com telefone 24h em parceria com a Polícia Militar.
REGIÃO
Na Região de Guarapuava, as Prefeituras de Irati, Pitanga e Candói também adotaram medidas de segurança nas instituição de ensino. Por fim, as ações buscam prevenir ataques e conscientizar a comunidade escolar sobre como proceder em caso de perigo.
Leia outras notícias no Portal RSN.