22/08/2023
Geral

Poda inadequada pode comprometer árvores no centro de Guarapuava

imagem-58322

A poda de árvores em ruas de Guarapuava, principalmente, na XV de Novembro, despertou a atenção de moradores e de especialistas em meio ambiente. São tipuanas e legustrum, espécies exóticas, com idades que variam entre 20 e 30 anos, podadas de forma inadequada. O trabalho foi executado pelo Departamento de Serviços Urbanos da Surg que disse ter o acompanhamento e laudos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semaflor). “Estamos podando árvores em vários pontos da cidade com o acompanhamento técnico”, disse o diretor do Departamento Sebastião Moraes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo afirma, porém, que as podas foram feitas aleatoriamente sem que a equipe técnica da Secretaria tivesse conhecimento. “Fizemos uma reunião com o diretor presidente da Surg, Fernando Damiani sobre esse caso”, disse Araujo à Rede Sul de Noticias. “A nossa equipe errou, se precipitou em podar as árvores sem orientação técnica, mas isso não vai mais acontecer. Muitas foram feitas para atender pedidos de moradores, pedestres e motoristas”, justifica.  Um treinamento com técnicos da Semaflor envolvendo funcionários da Surg vai orientar sobre podas.

 

Uma árvore existente na Rua Guaíra na esquina com a Vicente Machado foi decepada na raiz. “Essa árvore estava podre e oca por dentro e corria o risco de um vento forte derrubá-la sobre pessoas”, explicou Moraes.

De acordo com o engenheiro florestal e professor de Geografia na Unicentro, Luciano Farinha, o plantio de árvores na cidade deve ser planejado. A importância da arborização em espaços urbanos pode ser medida pelos benefícios que as árvores proporcionam à população. “Uma árvore oferece o sombreamento, contém a poluição, absorve o gás carbônico, oferece conforto às pessoas, melhora o ambiente, tem a questão da fotossíntese e uma poda inadequada pode leva-la à morte e a incidência de geadas pode acelerar esse processo”, alertou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.