A Polícia Ambiental encontrou uma área de dois hectares e meio de mata desmatada em um bairro de Ponta Grossa. A área foi descoberta durante uma fiscalização. O Jardim América é considerado um dos bairros mais nobres da cidade. A equipe da Polícia Ambiental foi até o local realizar a fiscalização após uma denúncia. Agora os policiais devem identificar quem é o proprietário da área desmatada, que ainda não foi localizado.
De acordo com a polícia, foram encontradas árvores nativas cortadas e mata de bosque devastada no terreno possivelmente abandonado. Ao todo, 25 mil metros quadrados de floresta de araucária foram destruídos.
A polícia informa que já fez um boletim de ocorrência o qual será encaminhado ao Ministério Público (MP) e ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
No mês de outubro, foram desmatados um milhão e duzentos mil metros quadrados de área preservada na região conforme a Polícia Florestal. Isso equivale a 604 campos de futebol e é mais que o dobro do que foi devastado no mês de setembro na região.
A pena para quem pratica o crime de desmatamento é de um a três anos de detenção e multa. Além da decisão do MP, existe ainda uma multa aplicada pelo IAP, que é de R$ 5 mil por hectare.